O Sporting foi, este sábado, a Braga vencer a formação minhota por 1-0, com um golo marcado por Yannick Djaló logo aos cinco minutos de jogo.Do golo prematuro, e único da partida, destaca-se ainda o belo passe de Zapater a partir do meio-campo para o avançado dos Leões.

O Sporting de Braga apresentou-se algo distraído, talvez com a cabeça na Irlanda, errando muitos passes que podiam ter sido perigosos para a baliza de Rui Patrício. Só nos últimos instantes do primeiro e segundo tempo é que os arsenalistas “acordaram” e incomodaram a defesa leonina.

O Sporting conseguiu marcar cedo e isso tranquilizou a equipa mas nunca deixando de aproveitar as oportunidades mais apetecíveis, destacando-se os desequilíbrios provenientes dos pés de Djaló, o autor de um golo que vale um terceiro lugar.

Nos últimos minutos da última jornada da edição 2010/2011, o Sporting encostou-se, para o desespero dos adeptos de um Estádio Axa com 20 mil espectadores, e aí os minhotos “martelaram” mais que nunca. Pelo meio, Meyong introduziu a bola na baliza de Rui Patrício mas a equipa de arbitragem, liderada por Pedro Proença, anulou o golo ao camaronês.

A equipa de Alvalade consegue, no meio de tanta polémica, mascarar, de certa forma, uma época terrível com esta subida ao pódio em final de época, juntando-se ao Benfica (2.º classificado) e ao campeão FC Porto.

Mas nem tudo é mau para parte da família bracarense, uma vez que Domingos Paciência viu a sua futura equipa reagir nos últimos 90 minutos do ano e as suas férias de verão prolongarem-se, uma vez que terá de disputar apenas o Play-off de acesso à fase de grupos da Liga Europa.

No entanto, caso o Sporting de Braga vença o FC Porto na próxima quarta-feira em Dublin, na grande final da Liga Europa, terá acesso directo à fase de grupos da segunda prova de clubes da UEFA.

 Na hora de despedida de Domingos Paciência do comando técnico, os adeptos preferiram assobiar o árbitro Pedro Proença, esquecendo-se de ovacionar o técnico português.

A edição 2010/2011 do campeonato português de futebol despede-se por agora mas no dia 14 de Agosto as portas da I Liga voltam a abrir-se.