O Nacional, que selou sábado a qualificação para a Liga Europa em futebol, ao vencer por 2-0 no reduto do Beira-Mar (2-0), foi hoje recebido no Aeroporto da Madeira por cerca de duas centenas de adeptos em festa.

A quarta participação europeia dos “alvi negros” foi efusivamente comemorada pelos jogadores, treinadores e adeptos, notando-se apenas a ausência do presidente Rui Alves, que não regressou à região com a comitiva.

«Sinto uma alegria enorme, porque conquistámos aquilo que perseguíamos desde o início. Sinto-me muito feliz, mas o mérito é dos jogadores, do grupo de trabalho, que tudo fez para conseguir a concretização deste objectivo, assumido por toda a estrutura», afirmou o treinador Ivo Vieira.

O técnico madeirense prosseguiu: «São eles os grandes obreiros deste feito. Trabalharam muito, perceberam o que nós queríamos e tudo aquilo que sou ou estou a passar agora deve-se à estrutura, aos adeptos e, fundamentalmente, aos jogadores que fizeram um trabalho extraordinário».

O facto de ter sido o primeiro treinador madeirense a conseguir uma qualificação europeia, mereceu também um comentário de Ivo Vieira.

«É um motivo de grande orgulho, como madeirense. Estou consciente que este foi um trabalho que vem de trás e foram muitas as pessoas que colaboraram no projecto. É um trabalho meritório de muita gente», sublinhou.

Sobre as pretensões da equipa na competição europeia, o treinador do Nacional foi claro.

«Sabemos que não será nada fácil e mesmo sem saber quem será o adversário, o propósito é claramente passar à fase de grupos.Tudo faremos para fazer o nosso melhor, e o nosso melhor é ultrapassar essa eliminatória», explicou.

Ao vencer por 2-0 em Aveiro, na 30.ª e última jornada, o Nacional terminou a competição no sexto lugar, com 42 pontos, juntando-se na Europa a FC Porto, Benfica, Sporting, Sporting de Braga e Vitória de Guimarães.