O guarda-redes Ricardo, que terminou esta época contrato com o Leicester, da segunda divisão inglesa de futebol, afirmou esta segunda-feira que está nos seus horizontes regressar a Portugal e jogar num clube onde se sinta bem e útil.

«Regressar a Portugal está sempre nos meus horizontes e ficaria muito feliz por isso. Sou jogador de futebol, gosto daquilo que faço e quero ser feliz onde me sinta bem e onde as pessoas pensem que seja útil», afirmou o guarda-redes no final do workshop "O guarda-redes em jogo», realizado no Estádio Cidade de Coimbra.

O ex-guarda-redes do Bétis de Sevilha lamentou o «maior inferno da carreira desportiva» que foi a sua experiência espanhola, mas que «felizmente» ultrapassou.

«Voltei a ser o miúdo normal, porque consegui ultrapassar o maior inferno da minha carreira desportiva, voltei a ser feliz a fazer o que gosto, demonstrando que o erro não estava em mim», destacou.

Ricardo, que já passou pelo Sporting e pela selecção portuguesa, quis realçar que a vida de guarda-redes não é fácil e que as críticas são muitas vezes injustas.

«O guarda-redes tem que ser tratado de igual modo que os outros jogadores. Falhamos como qualquer ser humano, mas a crítica tem que ser construtiva», realçou.

Questionado sobre a crítica "feroz" que o guarda-redes Roberto do Benfica enfrentou ao longo desta temporada, Ricardo reiterou que «algumas críticas foram justas e outras menos», dado que a posição mais recuada no campo, «apesar de bonita, é sempre a mais exposta aos erros».