O presidente do Sporting, Godinho Lopes, anunciou, esta segunda-feira, que «acabou o tabu» e que Domingos Paciência «é treinador do Sporting», uma informação que disse ter mantido reservada, por se tratar de um acordo pré-eleitoral.

Godinho Lopes revelou que a contratação do técnico ficou acertada durante o fim de semana e que acabou por antecipar o anúncio após as declarações públicas do próprio Domingos e de António Salvador, presidente do Braga, antes da final da Liga Europa, em Dublin, com o FC Porto.

«Todas as condições relativas ao contrato serão anunciadas amanhã (terça-feira), quando formalizarmos o contrato», disse ainda o líder dos “leões”, explicando que não falou com António Salvador por se tratar de uma contratação para a próxima época.

O presidente leonino desejou que Domingos fique no Sporting «o tempo suficiente para fazer uma boa prestação e poder garantir sucesso e resultados», enaltecendo as qualidades do técnico que levou o Braga aos seus melhores resultados de sempre.

Com Domingos Paciência, treinador que se notabilizou como futebolista ao serviço do FC Porto, o Sporting Braga sagrou-se vice-campeão na época 2009/10 e chegou em 2010/11 à final da Liga Europa, dois feitos inéditos na história do clube.

«Considerámos desde o princípio que devíamos escolher um treinador que fosse jovem e ambicioso, com resultados desportivos nacionais e internacionais, e que conhecesse bem os clubes da Liga Portuguesa», justificou Godinho Lopes.

A continuidade de José Couceiro é ainda um tabu, com Godinho Lopes a dizer que «tem contrato com o clube e que termina daqui a dois anos», mas que até 30 de Junho é o treinador da equipa de futebol.

Quando questionado se o nome de Domingos Paciência foi consensual, Godinho Lopes explicou também como a escolha do técnico para a próxima temporada foi delineada: «como as coisas devem ser feitas, numa ‘troika’ com Luís Duque, Carlos Freitas e eu».

«Houve esse consenso numa época eleitoral e a partir daí não há mais nenhuma discussão. Faz parte dos nossos objetivos desde o princípio», disse, acrescentando que em matéria de reforços só pode confirmar os jogadores que assinaram.

Godinho Lopes confirmou os nomes do avançado peruano André Carrillo (do Alianza Lima) e a reconfirmação de Izmailov, mas deixou claro que haverá mais jogadores, embora se tenha escusado a falar de dispensas.

«O orçamento do Sporting vai garantir que nos vamos bater pelo primeiro lugar. Domingos Paciência dá-nos essa garantia, pelo facto de conhecer o futebol nacional e de internacional ter grande capacidade de treino», frisou o presidente do Sporting.

Na terça-feira é esperado que Godinho Lopes apresente oficialmente Domingos Paciência, numa conferência onde se ficará a saber a duração do contrato do novo técnico e quais os elementos que o acompanham na futura equipa técnica, numa escolha a cargo do próprio treinador.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.