Esta terça-feira, no edifício do Governo Civil do Porto, o FC Porto foi homenageado pelo governador civil da cidade.

«A decisão que tomamos de celebrar e dar público reconhecimento, hoje e aqui, aos êxitos desportivos do Futebol Clube do Porto não constitui mais do que a justa homenagem do distrito àquela que é, sem dúvida, a sua instituição mais representativa», começou por dizer António Fernando Moreira, depois de cumprido um minuto de silêncio em memória dos dirigentes, técnicos e atletas do clube falecidos.

O presidente do FC Porto recebeu depois a gravata da bandeira no estandarte do FC Porto, assim como uma medalha.

«Mais vale tarde que nunca. A cidade, através do seu governo civil, prestou a homenagem merecida ao FC Porto. A partir deste momento pode estar de consciência tranquila por ter feito pela cidade um acto importante. A homenagem está aqui», referiu Pinto da Costa no salão nobre do edifício, criticando o facto de a instituição ser "rejeitada" pela Câmara Municipal do Porto.

Numa só época, o FC Porto conquistou a Supertaça, Campeonato, Liga Europa e Taça de Portugal.

«Neste momento de euforia, estas quatro taças que estão aqui passam a ser as vedetas do FC Porto nos próximos tempos. Vencemos os nossos antecessores e isso é sinal que o FC Porto tem alma e memória, e o Governo Civil soube interpretar isso», acrescentou.

André Villas-Boas também fez questão de estar presente na cerimónia e Pinto da Costa aproveitou, uma vez mais, para elogiar o trabalho realizado pelo jovem técnico ao longo da época 2010/2011.

«Quero agradecer ao nosso Dragão treinador André Villas-Boas, que também aqui quis estar presente, não na sua cadeira de sonho de treinador mas sim como adepto fervoroso como ele é», elogiou.

O presidente dos azuis e brancos terminou a sua intervenção agradecendo os 50 mil adeptos que estiveram presentes na Avenida dos Aliados, na passada quinta-feira, para comemorar a conquista da Liga Europa, segundo troféu da competição para o FC Porto.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.