A conquista da Taça dos Campeões Europeus de futebol, frente ao FC Barcelona, há 50 anos, tornou o Benfica numa “equipa temível” e merecedora de “respeito internacional”, recordou Mário Coluna, autor do terceiro golo “encarnado” na final.

A vitória por 3-2 sobre o “Barça”, em Viena, a 31 de Maio de 1961, foi o primeiro grande feito do Benfica a nível europeu e internacional, quebrando a hegemonia do Real Madrid, na então Taça dos Campeões Europeus.

As cinco primeiras edições da actual Liga dos Campeões Europeus, que começou a ser disputada em 1955, foram ganhas pelos “merengues”, que caíram nas meias-finais de 1960/61 face aos rivais da Catalunha.

Autor do terceiro golo da partida de Berna, Mário Coluna considera que, ao vencer os catalães, o Benfica ganhou respeito dos adversários e tornou-se temível.

«Houve mais respeito, temeram o Benfica, porque nós tínhamos uma boa equipa e ganhámos logo a seguir a outra Taça, contra o Real Madrid, uma das grandes equipas da Europa», disse Mário Coluna à Agência Lusa, em Maputo, evocando a segunda vitória consecutiva, desta vez frente ao Real Madrid, na edição 1961/62.

Coluna voltou a marcar numa final, na edição 1961/62, ao apontar contra os “merengues” o golo do 3-3, antes de Eusébio marcar os dois tentos da vitória, fixando o resultado em 5-3.

Para Mário Coluna, o mérito desse período áureo das “águias” vai para os «bons treinadores» (Bélla Guttmann e, depois, Otto Glória) e também para os próprios jogadores, todos «portugueses, da metrópole e das colónias».

«Nós tivemos bons treinadores, eram bons psicólogos, conheciam o carácter dos jogadores que tinham. Diziam ‘o Real Madrid e o FC Barcelona não são mais do que vocês, vocês são tão bons como eles’.»

Não fossem “as arbitragens”, na opinião de Mário Coluna, e o Benfica teria feito mais história na Taça dos Campeões, prova em que perdeu a terceira final consecutiva, frente ao AC Milan, em 1963.

Dois anos mais tarde, voltou a perder na final, contra o Inter de Milão, e, em 1968, tombou perante o Manchester United. Já com outra geração, e estrangeiros, perderia as finais de 1988 (PSV Eindhoven) e 90 (AC Milan).

Para ser novamente “temível”, na actualidade, o Benfica tem de voltar a contar com «jogadores de valor, que hoje não tem», remata Coluna.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.