O guarda-redes brasileiro Helton renovou o contrato com o FC Porto por dois anos, prolongando-o até ao final da época 2013/14, disse à agência Lusa fonte oficial do clube.

Com 33 anos, completados a 18 de Maio - dia em que o FC Porto conquistou a Liga Europa de futebol -, Helton da Silva Arruda estava vinculado aos portistas até ao fim da temporada 2011/12.

Com o prolongamento do contrato, o guardião internacional brasileiro poderá completar nove anos de “dragão” ao peito.

Cinco vezes campeão nacional pelos “azuis e brancos”, o guarda-redes chegou ao FC Porto em 2005/06, tendo antes defendido a baliza da União de Leiria, onde “desembarcara” em 2002/03, oriundo do Vasco da Gama, do Brasil.

A meio da primeira época nos “dragões”, o treinador holandês Co Adriaanse ofereceu-lhe a titularidade à 19.ª jornada, relegando Vítor Baía para o banco quando este era ainda considerado “figura sagrada” do plantel e dos mais difíceis de substituir pelo seu valor e historial no clube.

Desde então, foi titular indiscutível na equipa portista, nomeadamente com os treinadores Jesualdo Ferreira e André Villas-Boas, somando no seu palmarés uma Liga Europa, cinco títulos de campeão nacional, quatro conquistas da Taça de Portugal e três da Supertaça.