Falcao é um dos jogadores mais cobiçados do FC Porto, depois da brilhante campanha portista na última temporada, coroada com a conquista de quatro títulos e onde o colombiano entrou para a história da UEFA como o melhor marcador de uma prova europeia (Liga Europa).

Confrontado com o assédio de grandes clubes europeus, o goleador portista prefere jogar à defesa, mas sempre adiantou a sua preferência perante um eventual cenário de saída. «Prefiro não ler os jornais, mas sei que tenho sido associado a um interesse do Real Madrid e de grandes clubes ingleses, como o Arsenal e Tottenham. Na Europa há grandes campeonatos e gostaria de experimentá-los, principalmente a Liga espanhola», assumiu o internacional colombiano à imprensa do seu país. 

Contudo, Falcao mostra-se disposto a continuar, sob a expectativa e o desejo de efectuar uma grande Liga dos Campeões no próximo ano. «Será difícil sair neste Verão, porque os dirigentes do clube querem segurar a equipa para competir na Liga dos Campeões da próxima temporada», concluiu. 

Falcao está blindado por uma cláusula de rescisão de 30 milhões de euros, um valor que está ao alcance de alguns dos maiores clubes da Europa.