O presidente da Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP) propõe a interdição imediata do estádio se um jogo for interrompido durante mais de cinco minutos devido ao arremesso de objectos, disse à agência Lusa fonte ligada ao processo.

Numa reunião hoje realizada na sede do organismo, Fernando Gomes apresentou aos clubes as suas propostas de alteração ao regulamento disciplinar, que representam mudanças «fortes na disciplina da Liga» e tiveram «um bom acolhimento» por parte dos representantes dos emblemas.

Uma fonte da Liga tinha dito à Lusa que as reuniões entre a direcção do organismo e juristas dos clubes decorriam desde quarta-feira, com o objectivo de discutir propostas de ambos os lados de alteração ao regulamento disciplinar, a votar na Assembleia-Geral ordinária marcada para 27 de Junho.

No que diz respeito ao arremesso de objectos, Fernando Gomes, que cumpriu um ano de mandato em 7 de Junho, propõe a interdição imediata do estádio ou a realização de um a três jogos à porta fechada e multa para os casos em que daquele ato resulte uma interrupção do jogo superior a cinco minutos.

Se a interrupção foi inferior a cinco minutos é proposta a aplicação de uma multa no primeiro jogo e, em caso de reincidência, a realização de um a três jogos à porta fechada ou a interdição do estádio. Se o arremesso de objectos não tiver reflexos no jogo, é proposta apenas uma multa.

O presidente da Liga pretende ainda que seja criada uma comissão de inquérito para tratar de toda a inquirição. O objectivo é separar quem julga de quem faz o inquérito, para tornar o processo mais célere e reservar a Comissão Disciplinar para decidir perante a prova que lhe for apresentada.

Fernando Gomes propõe ainda penalizar com maior dureza as declarações prestadas antes dos jogos, mas já depois de os juízes terem sido nomeados, que ponham em causa a imparcialidade e a competência técnica dos árbitros.

Ao defender que estas declarações sejam punidas com multas entre as 50 e as 250 unidades de conta (5100 e 25 500 euros aos valores actuais), está a propor um agravamento do valor a pagar pelos infractores em mais de cinco vezes, pois actualmente a multa varia entre os 1000 e os 5000 euros.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.