Os futebolistas de Vitória de Guimarães e Nacional serão os primeiros a iniciar os trabalhos com vista à temporada 2011/2012 da Liga portuguesa de futebol, já segunda-feira, seguidos, dois dias depois, pelos do Benfica.

Os madeirenses foram obrigados a “apressar” os ensaios por serem a primeira equipa a entrar em campo de forma oficial, precisamente a 14 e 21 de Julho, para disputar a segunda pré-eliminatória da Liga Europa, cujo adversário conhecerão logo no seu primeiro dia de trabalho.

Também à espera de adversário europeu, o Vitória de Guimarães arranca com o objectivo primeiro de preparar a terceira pré-eliminatória da Liga Europa, a 28 de Julho e 4 de Agosto.

O compromisso internacional, mas neste caso para a Liga dos Campeões, também “obriga” o Benfica ao arranque já na próxima semana, precisamente a 22, tendo por horizonte a disputa da terceira pré-eliminatória, a 26 ou 27 de Julho e a 02 ou 03 de Agosto.

O FC Porto abre a “oficina” a 30 de Junho, tendo o primeiro jogo oficial marcado para 6 de Agosto, quando jogar a Supertaça Cândido de Oliveira frente ao Vitória de Guimarães, em Aveiro, uma semana antes do início da defesa do título de campeão nacional.

Os “dragões”, enquanto vencedores da Liga Europa, disputarão, a 26 do mesmo mês, no Mónaco, a Supertaça Europeia frente ao FC Barcelona, que conquistou o título de campeão europeu (3-1 ao Manchester United, na final).

O Sporting arranca apenas a 4 de Julho e o seu primeiro embate a sério terá lugar a 14 de Agosto, dia do arranque da Liga portuguesa, a que se seguirá, a 18 e a 25 do mesmo mês, a disputa do “play-off” de acesso à fase de grupos da Liga Europa.

Com a mesma agenda nacional e europeia que os “leões”, o plantel do Sporting de Braga, finalista da Liga Europa em 2010/2011, apresenta-se três dias antes, a 1 de Julho.

Entre as equipas não comprometidas com as competições internacionais, o Beira Mar e o Marítimo são as primeiras a arrancar (27 de Junho), seguidas por Rio Ave (2 de Julho), União de Leiria, Paços de Ferreira, Gil Vicente e Olhanense (04) e Vitória de Setúbal (07).
Feirense e Académica estão com data de regresso ainda por definir.

As competições oficiais arrancam a 6 de Agosto, com a disputa da Supertaça Cândido de Oliveira, no Estádio Municipal de Aveiro, o que precede em uma semana o arranque da liga principal (14 de Agosto), cujo sorteio está marcado para 30 de Junho.

Datas do regresso ao trabalho das equipas da Liga:

Vitória de Guimarães     20 junho
Nacional                 20 junho
Benfica                  22 junho
Beira Mar                27 junho
Marítimo                 27 junho
FC Porto                 30 junho
Sporting de Braga        01 julho
Rio Ave                  02 julho
Sporting                 04 julho
União de Leiria          04 julho
Olhanense                04 julho
Paços de Ferreira        04 julho
Gil Vicente              04 julho
Vitória de Setúbal       07 julho
Feirense                 por definir
Académica                por definir

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.