O ex-futebolistas do FC Porto João Pinto e André lamentaram hoje a morte do «grande treinador» Tomislav Ivic, que morreu na sexta-feira, com 77 anos, atribuindo-lhe os «méritos de revolucionar» a estrutura dos “dragões”.

«Tenho de lamentar a perde de um grande homem, profundo conhecedor do que fazia e vivia 24 horas por dia para o futebol. Penso que toda a família portista ficou triste com a sua partida», revelou João Pinto, em declarações à agência Lusa.

O antigo “capitão” do FC Porto recordou Ivic como «uma pessoa bem disposta, divertida nos treinos», sintetizando-o como «um grande treinador».

«O ‘mister’ Ivic teve mérito nas conquistas. Ganhou o que tinha para ganhar», frisou João Pinto, recordando a época de 1987/88, quando conquistou quatro títulos (campeonato, Taça de Portugal, Supertaça europeia e Taça Intercontinental), proeza repetida esta época por André Villas-Boas (Supertaça portuguesa, Liga, Taça de Portugal e Liga Europa).

Para André, que tal como João Pinto foi treinado por Ivic em 1987/88 e 1993/94, o croata foi um «dos mais excepcionais treinadores» com quem se cruzou.

«Lamentou muito a morte de um grande treinador e de um bom homem. Só tenho a dizer bem de Ivic e reconhecer que, com os seus métodos de treino e a sua filosofia, revolucionou toda a estrutura do FC Porto», explicou o antigo médio “azul e branco”.

Na memória de André permanece um técnico conhecedor e brincalhão, que «sabia lidar com cada jogador».
«Sabia explorar o máximo de cada um, era o ‘mago’ porque tinha essa qualidade. Nós treinávamos sempre com alegria e isso marcou-me imenso», concluiu.

Até 2004, quando deixou de treinar o Al Ittihad, da Arábia Saudita, Ivic conquistou oito campeonatos nacionais em seis países diferentes: na antiga Jugoslávia, com o Hadjuk Split (três), na Holanda, com o Ajax, na Bélgica, com o Anderlecht, na Grécia, com o Panathinaikos, em França, com o Olympique Marselha, e em Portugal, com o FC Porto.

A estes títulos nacionais soma uma Taça do Rei de Espanha, conquistada ao serviço do Atlético de Madrid.