Os calendários dos dois campeonatos profissionais de futebol para a época 2011/12 serão esta quinta-feira conhecidos na Alfândega do Porto, no decorrer da cerimónia “kick-off” (pontapé de saída), uma iniciativa da direcção da Liga de clubes.

A Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP) quer transformar este formato de arranque de época num hábito anual, promovendo «a reflexão, a acção e a festa, reunindo os mais diversos agentes do futebol profissional em Portugal», referiu fonte do organismo à Lusa.

O evento começa com o terceiro Conselho dos Presidentes, às 14h30, reunindo os máximos responsáveis dos 32 clubes que disputam as provas profissionais organizadas pela LPFP. Esta foi uma das primeiras apostas de Fernando Gomes, há pouco mais de um ano na presidência da Liga, para fomentar o diálogo entre os vários emblemas.

Nesse encontro serão apresentadas as linhas gerais do estudo da Universidade Católica sobre a situação financeira do futebol português, cujas conclusões serão tornadas públicas nos próximos dias, segundo uma fonte da LPFP.

Seguem-se os sorteios da Liga e Liga de Honra, às 18h30, assim como do calendário da primeira fase da Taça da Liga.

Pelas 20h30, o meio futebolístico celebra o arranque de nova época com um jantar onde são esperados 250 convidados, terminando a cerimónia com a entrega dos prémios oficiais da LPFP relativos à época finda, realçando o trabalho de atletas, dirigentes, clubes, meios de comunicação social, parceiros e patrocinadores.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.