O treinador de futebol do Vitória de Guimarães, Manuel Machado, avaliou hoje a primeira fase do trabalho de pré-temporada, que está a ser realizado em Quiaios, considerando o trabalho realizado como próximo do óptimo.

«Estou satisfeito, o trabalho decorreu com normalidade pese embora dois ou três contratempos», sublinhou o técnico, referindo-se às lesões de Bruno Teles, Tony e Alex

Para Manuel Machado, os vimaranenses têm «um arranque de época muito difícil ao nível da exigência competitiva», daí a necessidade de incutir um «grau de intensidade muito elevado», considerando que «as condições encontradas, ao nível das temperaturas e da logística, proporcionaram um trabalho próximo do óptimo».

«O grupo respondeu como um todo, de forma razoável e muito positiva» vincou o técnico, acrescentando que «os novos jogadores para revelarem o seu potencial responderam bem e os outros também, demonstrando muita disponibilidade para sofrer e trabalhar».

Sobre o sorteio da Liga, que foi realizado na quinta-feira, Manuel Machado deixou um recado à Liga: «as condicionantes que o sorteio tem na protecção aos ‘grandes’ clubes poderia ser um pouco mais alargado, para que as equipas que estão nas competições internacionais não tivessem de se defrontar nesta fase inicial da competição interna».

Quanto ao fecho do plantel, Machado pretende um grupo de 22 jogadores de campo mais três guarda-redes, ambicionando «começar a época com o plantel formatado em definitivo».

«Agora também é comum na realidade que vivemos que, além de um desporto, o futebol é uma indústria que gera outros interesses e outros negócios que muitas vezes se sobrepõem à vontade dos técnicos», ressalvou.

Sobre o eventual regresso de Fernando Meira, Manuel Machado remeteu mais esclarecimentos para a estrutura directiva do emblema minhoto.

«Felizmente pertenço a um clube que tem vindo a crescer em termos organizacionais, tem uma estrutura vertical, acima de mim estão o director desportivo, vice-presidente para o futebol e o presidente. Da parte destas pessoas e no plano oficial ninguém me falou do Fernando Meira, tudo o que sei e tenho vindo a saber é pela comunicação social», concluiu.

O estágio do clube termina no sábado. Após o treino matinal, agendado para as 09:30, a comitiva vimaranense segue para Guimarães.