O jogador alinhou na época passada no Feirense, da Liga de Honra, e foi contratado pelo Olhanense ainda antes da temporada terminar, mas o Sporting de Braga ‘desviou-o’ para o Minho, de onde é natural (Fafe), uma «surpresa» e um «sonho», confessa, adiantando que gostaria de festejar uma conquista esta época.

«Estamos em quatro frentes e vamos lutar por elas até ao fim. O objectivo é ficar entre os quatro ou três primeiros lugares, se possível ser campeão. Será muito complicado, como é lógico, mas vamos lutar sempre», disse numa entrevista rápida antes do treino da tarde.

O defesa central de 1,90 metros frisou ainda a vontade de «chegar o mais longe possível» na Liga Europa e de «ganhar pelo menos uma das taças» em disputa, a de Portugal ou a da Liga.

Henrique disse vir para ser titular, «como qualquer jogador», mas «principalmente» para ajudar o Braga: «Somos um grupo, há muitas competições e penso que vamos jogar todos, temos é que estar ao nosso melhor nível».

Já Guilherme disse que as primeiras impressões de Leonardo Jardim «são as melhores possíveis», destacando a «tranquilidade» que o novo técnico passa aos jogadores.

O jovem médio brasileiro considera que a responsabilidade é maior esta época por tudo o que o clube fez nas últimas temporadas, mas mostrou-se confiante que com as contratações realizadas e o trabalho da nova equipa técnica a equipa atinja os seus objectivos.

Sobre o seu futuro, que pode passar pelo empréstimo ao Gil Vicente, disse que ainda nenhum responsável bracarense o informou de nada e que gostaria de continuar em Braga.

«Agradeço o interesse do Gil Vicente, mas o treinador deixou bem claro que, seja qual for a decisão, avisaria primeiros os jogadores e até agora não disse nada. Tenho contrato com o Sporting de Braga e quero ficar cá. Procuro o meu espaço e vou tentar o meu melhor na pré-época para mostrar o meu trabalho ao novo treinador», disse.