Em 2010 apareceram oito futebolistas no primeiro dia de estágio do Sindicato dos Jogadores para desempregados, este ano, no Estádio Municipal de Gaia, estiveram 30 jogadores no arranque dos trabalhos à espreita de uma oportunidade de emprego.

A diferença é abismal. Pode ser explicada pela conjuntura económica, mas também pela visibilidade inerente à participação do estágio. Os números apontam para uma taxa de empregabilidade de 80 por cento e, à partida, este ano um dos atletas já tem contrato garantido com o Leixões, equipa da Liga de Honra.

«Felizmente há exemplos de vários jogadores que conseguiram colocação até na primeira liga e quanto a este está já temos a confirmação que um irá ser contratado pelo Leixões. Estou convencido que haverá oportunidades para muitos mais e por isso faz todo sentido este estágio», entende João Vieira Pinto, vice-presidente do Sindicato dos Jogadores Profissionais de Futebol.

Para o ex-jogador de Boavista, Sporting, Benfica e Sporting de Braga, não é surpresa o aumento da afluência neste tipo de estágio.

«Sabíamos que o número seria elevado e estávamos preparados para isso. Por um lado é boa esta participação, mas por outro é mau sinal, porque são pessoas que precisam de emprego e espero que eles consigam uma melhor situação futura», desejou.

Nandinho é o treinador do estágio nortenho e confessa que teve de improvisar no primeiro dia.

«Estávamos a contar com cerca de 20 jogadores, acontece que apareceram muitos mais do que estávamos à espera e o primeiro dia acabou por ser algo confuso. Aliado a isso faltaram alguns jogadores, nomeadamente guarda-redes, e acabámos por improvisar», justificou.

Para o técnico, fundamental é cuidar do corpo e da mente dos jogadores desempregados em pré-temporada.

«O nosso papel é dar-lhes capacidade física e psicológica, pois muito deles estão desmotivados. Temos de lhes arranjar forças para que possam encarar o futuro com mais optimismo», afirmou.

Os estágios, em Vila Nova de Gaia e Lisboa, decorrem até dia 31 de Agosto e contarão com vários jogos treino com equipas da primeira Liga e Liga de Honra.

No plano está também a participação no torneio internacional que a equipa do sindicato vai realizar na Holanda, nos dias 16 e 17 de Julho, com os vários sindicatos europeus.