O Sporting comunicou hoje à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) a contratação do avançado internacional búlgaro Valeri Bojinov, que representou os italianos do Parma na época passada.

Bojinov, de 25 anos, assinou por cinco anos, mais precisamente até 30 de junho de 2016, com uma cláusula de rescisão de 25 milhões de euros.

O Sporting chegou a acordo com o Parma «para a aquisição dos direitos desportivos e 80 por cento dos direitos económicos do jogador Valeri Bojinov, pelo valor de 2,6 milhões de euros, o qual poderá ascender ao três milhões, dependente da performance desportiva» do clube.

O jogador búlgaro junta-se a André Carrilo, Alberto Rodriguez, Van Wolfswinkel, Schaars, Arias, Onyewu, Marcelo Boeck, Rinaudo, Diego Rubio e Luis Aguiar no lote de aquisições do “onze” agora liderado por Domingos Paciência.

Valeri Emilov Bojinov, nascido a 15 de fevereiro de 1986, em Gorna Oryahovitsa, começou a carreira no Pietà Hotspurs, mas muito cedo (14 anos) rumou a Itália, onde alinhou por Lecce, Fiorentina e Juventus.

Em agosto de 2007, o ponta-de-lança búlgaro assinou pelo Manchester City, mas uma rotura de ligamentos de um joelho valeu-lhe uma paragem de quase meio ano.

Acabou por quase não jogar em duas épocas em Inglaterra, pelo que regressou a Itália, agora ao Parma, no qual actuou por empréstimo em 2009/2010, conseguindo oito golos em 30 jogos na “Serie A”.

No defeso de 2010, o conjunto italiano comprou-o em definitivo aos ingleses, alegadamente num contrato de cinco anos e numa altura em que outros clubes o pretendiam, casos de Sevilha, Valência, Génova e Zenit.

Em 2011/2011, Bojinov disputou 31 jogos do principal campeonato transalpino, mas apenas 13 como titular, tendo apontado três golos, face a Brescia, Sampdória e Cagliari.

Pela selecção da Bulgária, marcou cinco golos em 35 internacionalizações.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.