O Vitória de Guimarães goleou hoje 4-0 os romenos do Brasov, no primeiro jogo particular da pré-temporada futebolística, ao qual assistiram Fernando Meira, Pedro Mendes e Nuno Assis, que podem estar de regresso ao clube.

Os golos foram marcados por Edgar (de grande penalidade, aos 24 minutos), Toscano (51), Barrientos (54) e Toscano (grande penalidade, 90+2), num jogo em que, a espaços, o Vitória de Guimarães mostrou algum bom futebol.

Mas foi a presença de Fernando Meira, Pedro Mendes e Nuno Assis no camarote presidencial do estádio vimaranense, bem perto do vice-presidente Paulo Pereira, que mais entusiasmou os cerca de seis mil adeptos do Vitória com a perspectiva do seu regresso ao clube vimaranense.

A possibilidade foi mesmo admitida pelo presidente vitoriano, Macedo da Silva, na noite de terça-feira, quando falou no interesse em relação aos dois primeiros.

Diante da turma orientada pelo técnico português António Conceição, a equipa minhota apresentou-se em 4x3x3 e com três reforços na equipa titular: Leonel Olímpio (ex-Paços de Ferreira), Siaka Bamba (ex-Feirense) e Paulo Sérgio (ex-Olhanense), sendo que Tony, Bruno Teles, João Ribeiro e Alex, todos com problemas físicos, ficaram de fora.

A primeira grande figura do encontro, contudo, foi Artur Soares Dias que, mal entrou no relvado, ouviu um enorme coro de assobios e insultos dos adeptos vitorianos, que não terão esquecido um polémico jogo com o Sporting de Braga da temporada 2009/10.

Edgar destacou-se na primeira parte: aos 17 minutos, cabeceou bem para defesa segura de Mário Felgueiras e, aos 24, quando o jogo decorria em ritmo lento e muito faltoso, inaugurou o marcador, de grande penalidade.

Aos 40, o Vitória esteve muito perto de aumentar, mas desta vez o ponta de lança brasileiro permitiu a mancha de Felgueiras.

A segunda parte começou com muitas mudanças e, praticamente, com os segundo e terceiro golos: Toscano (51), de cabeça, após centro de Targino da esquerda, e Barrientos (54), também de cabeça, a ter só que encostar, após um centro-chapéu de Toscano, que fechou a contagem já em período de descontos (90+2), na conversão de nova grande penalidade.

Jogo disputado no Estádio D. Afonso Henriques, em Guimarães.
Vitória de Guimarães – Brasov, 4-0.
Ao intervalo: 1-0.

Marcadores:
1-0, Edgar, 24 minutos (grande penalidade).
2-0, Toscano, 51.
3-0, Barrientos, 54.
4-0, Toscano, 90+2 (grande penalidade).

Equipas:
- Vitória de Guimarães: Nilson, Siaka Bamba, João Paulo, N’Diaye, Santana, Renan, Leonel Olímpio, Rui Miguel, Paulo Sérgio, Faouzi e Edgar.
Jogaram ainda: Douglas, Freire, Defendi, El Adoua, Dinis, Crivellaro, João Alves, Barrientos, Toscano, Targino, Serginho e Fábio Fortes.
- Brasov: Mário Felgueiras, Bruno Madeira, Majernik Peter, Munteanu Cristian, Distefano David, Paez Sebastian, Florin Stanga, Toloza Juan, Chipciu Alexandru, Dominguez Jonathan e Marian Cristescu.
Jogaram ainda: Hélder Godinho, Hadnagy Attila, Mateiu Alexandru, Miguel Angelo, Dragan Darius, Cretulescu Emanuel, Hugo Sousa e Horia Crisan.

Árbitro: Artur Soares Dias, do Porto.
Acção disciplinar: nada a assinalar.
Assistência: cerca de 6.000 espectadores.