Os sócios do Vitória de Guimarães votam sexta-feira em Assembleia-Geral (AG) um orçamento reforçado para a temporada 2011/12 de 15 milhões de euros (ME), 9,1 dos quais para o futebol profissional.

A verba destinada ao departamento de futebol profissional, um pouco mais de 3 ME do que na época passada, representa uma «aposta clara numa equipa competitiva» e «traduz o nível de ambição que se pretende para um Vitória mais capaz na dimensão exigente das competições europeias», justifica a direcção vitoriana liderada por Macedo da Silva.

O Vitória de Guimarães terminou em quinto lugar na época passada e vai participar na Liga Europa entrando na terceira pré-eliminatória, com jogos marcados para 28 de Julho (primeira mão) e 4 de Agosto (segunda).

O Conselho Fiscal deu um parecer positivo ao orçamento, que prevê apresentar apenas 72 800 euros de lucro, e recomenda aos associados que hoje votem favoravelmente a proposta na AG, mas deixa alguns avisos à direcção, nomeadamente para os encargos da dívida, «que continuam muito elevados».

O órgão que fiscaliza as contas do clube nota que os gastos aumentam em 34 por cento, sendo que as remunerações totais com jogadores e treinadores sobem 31,6 por cento, passando de cerca de 5 milhões de euros para 6,6 milhões de euros.

A verba de 4 ME, que previsivelmente resultará da transferência de jogadores, deverá «em parte, ser encaminhada para a redução do passivo de forma a possibilitar uma redução dos encargos da dívida, que continuam muito elevados», aconselha.

Recomenda ainda «uma reflexão quanto ao orçamento apresentado para as modalidades ditas amadoras, dado que apresenta um défice de exploração de 277 mil euros», defendendo que «as despesas previstas nestas modalidades deviam ter como suporte as receitas nelas geradas».

A AG tem início marcado para as 20h30 de sexta-feira, no pavilhão do Vitória de Guimarães, e será reservada exclusivamente a sócios do clube.

Além da votação do orçamento para 2011/12, será sujeita a aprovação a ata da última AG e, no final, como é habitual, estão reservados 30 minutos para os associados discutirem assuntos que considerem de interesse do clube minhoto.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.