O treinador do Sporting de Braga, Leonardo Jardim, reforçou hoje que a equipa bracarense é candidata a um dos quatro primeiros lugares da Liga de futebol e elegeu o FC Porto como o principal candidato ao título.

«Acredito que a equipa que acabou de ganhar tem a estrutura mais forte e, por isso, apresenta-se como o principal candidato», considerou o técnico madeirense, em conferência de imprensa.

Leonardo Jardim corroborou da opinião do presidente do Sporting de Braga, António Salvador, que, em entrevista à RTPN na noite de quinta-feira, disse que o campeonato será disputado a quatro, incluindo o Sporting de Braga na luta com os três “grandes”.

«O Braga ganhou o seu espaço e tornou-se na quarta equipa em termos de resultados desportivos, mas também está a crescer no número de adeptos. O objectivo é ficar entre as primeiras quatro posições, mas não definimos se é o terceiro lugar, segundo ou primeiro», notou.

O responsável reconheceu que o médio Magrão, do Dínamo de Kiev, e o avançado Michel, do Penafiel, são jogadores «referenciados» pelo clube e que podem vir a ser reforços se houver capacidade financeira para isso, assim como mais um defesa central, num plantel que não quer que exceda os 26 ou 27 jogadores.

Numa primeira fase, o plantel, actualmente com 32 atletas, terá que ser diminuído, ainda antes da partida para o estágio em Melgaço, a 17 de Julho.

Jardim fez hoje o primeiro balanço da pré-temporada e assegurou que os objectivos de adaptação dos novos atletas ao clube e do grupo às novas metodologias e ideias do treinador foram atingidos, tendo revelado que o modelo táctico preferencial da equipa de futebol será em “4x3x3”.

O técnico disse ainda «desconfiar» dos elogios que António Salvador lhe dirigiu, porque acarretam «mais responsabilidade».

Sobre o patamar elevado deixado por Domingos Paciência afirmou que a sua preocupação passa por «introduzir uma nova ideia de trabalho» e considerou «natural que todos os treinadores que saem deixem saudades, mas quem entra não pode estar preocupado com isso».