O primeiro jogo da pré-época da equipa de futebol do Benfica, em Friburgo, encheu o Estádio de Saint Leonard de adeptos portugueses, a maioria dos quais emigrantes na Suíça e que não quiseram perder a estreia dos “encarnados”.

A meia hora do início da partida, frente a uma selecção de jogadores de Friburgo, da segunda divisão B Suíça, ainda eram muitos os adeptos a chegarem ao estádio, com uma única bancada e uma zona de peão.

Os altifalantes animavam o público com modinhas portuguesas adaptadas ao clube encarnado e podia ouvir-se «Viva o meu Benfica o mais campeão, viva o meu Benfica do meu coração», ao som de um improvisado «Apita o comboio».

Para recordar outros tempos, os adeptos também podiam ouvir um já desfasado «João Pinto, Isaías e Caniggia vão marcar e ninguém os vai parar».

A selecção de Friburgo, equipada de preto, foi a primeira a entrar em campo para o habitual aquecimento, merecendo uns tímidos aplausos dos adeptos, que continuavam a aguardar os seus predilectos, os jogadores do Benfica.

Com a espera pela equipa “encarnada”, a polícia suíça ainda foi chamada a intervir junto à zona lateral da única bancada, com dois adeptos em discussão e um deles a fugir para a zona da pista de tartan junto ao relvado, interdita ao público.

A primeira ovação foi para Artur Moraes e Júlio César, com os dois guarda-redes a surgirem no relvado, acompanhados do treinador-adjunto Hugo Oliveira.

Poucos minutos depois foi a vez dos restantes jogadores, motivando uma autêntica “festa” entre a comunidade emigrante.

O encontro tem início às 20:30 locais (19:30 em Lisboa).