O Vitória de Guimarães venceu hoje por 3-0 o Penafiel, da Liga de Honra de futebol, num jogo de preparação para a temporada 2011/2012 em que voltou a mostrar bons pormenores e a entusiasmar os seus adeptos.

Os três golos, todos de belo efeito, foram marcados por Edgar, aos nove minutos, Renan, aos 46, e Paulo Sérgio, aos 78, sendo este último o melhor da partida, de calcanhar, após assistência de Renan.

No “onze” vimaranense, e em relação ao jogo com o Brasov (triunfo por 4-0), quarta-feira, nota para a titularidade de Serginho, João Alves, Dinis e Toscano, tendo N’Diaye, João Paulo, Santana, Leonel Olímpio, Rui Miguel, Faouzi e Edgar voltado a entrar de início.

A novidade foi ver João Alves a defesa direito e Dinis no seu lugar natural, a de trinco, e o jovem formado no Vitória, que na época passada foi emprestado ao Lousada e à equipa B do Deportivo da Corunha, mostrou ser alternativa.

O Vitória de Guimarães voltou a fazer uma exibição com vários períodos de bom futebol e, apesar de ter jogado com uma equipa de um escalão inferior, no final os seus adeptos brindaram a equipa com uma salva de palmas.

A equipa minhota cedo se pôs por “cima” na partida e logo aos nove minutos adiantou-se no marcador, por Edgar que respondeu da melhor forma, de cabeça, a um bom centro de Toscano da direita.

Rui Miguel, a fazer jogar no miolo, e Faouzi, a desequilibrar nas alas, destacaram-se na primeira parte.

O segundo tempo começou com o segundo golo: Toscano trabalhou bem no centro da área e serviu Renan, que, vindo de trás, rematou sem apelo para o guarda-redes Anastase, outro dos recém entrados na partida.

A partida piorou depois de qualidade, fruto das muitas alterações em ambas as equipas, merecendo nota de destaque a exibição de Michel, avançado brasileiro pretendido pelo Sporting de Braga, que desperdiçou a melhor oportunidade do Penafiel, aos 70 minutos (Douglas defendeu bem), e o golo de belo efeito de Paulo Sérgio (78).

Jogo no Estádio D. Afonso Henriques, em Guimarães.
Vitória de Guimarães – Penafiel, 3-0.
Ao intervalo: 1-0.
Marcadores:
1-0, Edgar, 09 minutos.
2-0, Renan, 46.
3-0, Paulo Sérgio, 78.

Equipas:

- Vitória de Guimarães: Serginho, João Alves, N’Diaye, João Paulo, Santana, Dinis, Leonel Olímpio, Rui Miguel, Faouzi, Toscano e Edgar.
Jogaram ainda Difendi, Freire, El Adoua, Crivellaro, Siaka Bamba, Renan, Barrientos, Targino, Paulo Sérgio, Douglas, Fábio Fortes, Maranhão.

- Penafiel: Rui Rica, Coronas, Valdemar Neto, Paulo Oliveira, Elísio, Carlitos, Pedro Monteiro, Pastel, Michel, Manoel Lemos e Baptiste.

Jogaram ainda Anastase, Valdimir Nunes, Rafa Sousa, Aldair, Mota, Jonatas.

Árbitro: Jorge Sousa, do Porto.
Acção disciplinar: Nada a assinalar.
Assistência: cerca de 5.000 espectadores.