Ao quinto dia de estágio, o treinador da equipa de futebol do Sporting, Domingos Paciência, abriu o treino por mais de uma hora, o que permitiu ver exercícios de bola corrida, mas não trabalho de natureza táctica.

Depois dos habituais exercícios físicos durante a primeira meia hora, alguns dos quais com bola, o momento do treino que chamou mais a atenção foi quando o treinador “leonino” dividiu os jogadores em três equipas com coletes de cores diferentes e proporcionou um jogo repleto de golos.

De colete laranja ficaram Pereirinha, Polga, Evaldo e Schaars, de cinzento André Martins, Postiga e Bojinov e de azul Daniel Carriço, João Pereira, André Santos e Yannick Djaló.

Enquanto é aguardada a chegada do defesa central norte-americano Oguchi Onyewu ao estágio e do lateral francês Atila Turan, Marat Izmailov continua a fazer treino condicionado, limitando-se a correr à volta do campo.

O russo tem tido a companhia de Fabian Rinaudo, por razões de poupança física, visto que o internacional argentino não gozou férias, por ter estado ao serviço do seu ex-clube, o Gimnasia La Plata.

Todos os outros jogadores treinaram sem limitações, embora João Pereira tivesse sido obrigado a parar, após um toque num joelho, que necessitou de gelo, tendo assistido ao resto do treino sentado no relvado.

Na bancada, dois espectadores chamaram as atenções gerais: dois jovens, filhos de emigrantes portugueses, equipados à Sporting, que vieram de carro do Luxemburgo, numa viagem que durou quatro horas para assistir ao treino dos “leões”.

Mesmo assim, tiveram de esperar ao portão do hotel para chegar autorização superior para que pudessem entrar.

O Sporting treina na manhã de sábado à porta fechada e ao fim da tarde, pelas 18h00 locais (17h00 em Lisboa), efectua o seu segundo jogo de preparação na Holanda, frente a outra equipa amadora, o Telstar, depois de quarta-feira ter goleado o Presikhaaf por 8-0.

O terceiro e último jogo dos “leões” em solo holandês foi antecipado de terça para segunda-feira: realiza-se às 18h00, com transmissão televisiva na Sport TV, frente a uma equipa turca, o Ankaracucu, da qual se espera maior oposição.