O Rio Ave foi hoje a Guimarães "estragar" a festa de apresentação da equipa de futebol do Vitória, ao vencer por 1-0, com um golo do reforço Gilmar, e quebrando a onda 100 por cento vitoriosa dos minhotos.

O golo do jovem avançado brasileiro (19 anos, ex-Ribeirão), aos 58 minutos, premeia a melhor segunda parte da equipa de Vila do Conde e penaliza a pior exibição dos de Guimarães na pré-temporada, que contabilizava triunfos nos jogos até agora disputados (Brasov, Penafiel e Beira-Mar).

Antes do jogo, o Vitória de Guimarães apresentou oficialmente o seu plantel para 2011/2012:  30 jogadores, com o grande destaque a ir, naturalmente, para o regresso de Pedro Mendes (ex-Sporting), recebido em apoteose pelos adeptos e que ainda jogou os últimos 10 minutos.

Edson Sitta foi o único ausente, ele que recupera de grave lesão (rutura do tendão de Aquiles) desde Janeiro.

O Rio Ave, que vinha de uma derrota face ao Desportivo das Aves (2-0), da Liga de Honra, mostrou qualidade, sobretudo no segundo tempo, com uma equipa rejuvenescida.

A equipa vitoriana deve, com uma ou outra alteração, ser aquela que vai apresentar-se na primeira mão da terceira pré-eliminatória da Liga Europa (28 de Julho) diante dos dinamarqueses do Midtjylland ou do The New Saints, do País de Gales, já que a maioria dos jogadores repetiu a titularidade dos três primeiros encontros.

No primeiro tempo foram raros os lances de perigo, destaque apenas para dois remates, um para cada equipa, um de Pateiro (três minutos) e outro de Faouzi (22).

Durante a segunda parte, entraram 25 jogadores (13 no Vitória de Guimarães e 12 no Rio Ave) e a equipa que mais se ressentiu com tantas mudanças foi a da casa.

O Rio Ave reentrou bem melhor: aos 51 minutos avisou com um remate forte de Bruno Gama, a que Douglas se opôs bem, e, aos 58 minutos, chegou ao golo, por Gilmar, que apenas teve que encostar, após assistência de Feliz.

O Vitória respondeu logo a seguir (62 minutos), com uma grande iniciativa individual de Barrientos, mas, na cara do guarda-redes, o uruguaio rematou muito por cima.

No minuto seguinte, Bruno Gama ensaiou outra “bomba” de fora da área, obrigando Douglas a nova difícil intervenção e, aos 68 minutos, Renan quase empatou, mas André Dias (grande exibição do jovem defesa esquerdo), tirou em cima da linha.