Cerca de dois mil adeptos do FC Porto dão colorido este sábado às bancadas do Niederrheinstadion, em Oberhausen, na Alemanha, onde os “dragões” fazem o seu segundo jogo da pré-época futebolística, frente ao Borússia Monchengladbach.

Faltava ainda hora e meia para o arranque do desafio e já centenas muito largas de portugueses ultrapassavam os adeptos da equipa germânica à procura dos lugares mais abrigados na principal bancada, tendo em conta que o dia está chuvoso.

Eram esperados cerca de seis mil espectadores, admitindo-se que mais de metade fossem portugueses, oriundos de Oberhausen e de Bochum, Duisburgo e Dortmund, as cidades mais próximas.

Quase todos os emigrantes lusos vestem camisolas do clube, a maior parte deles “desfilando” nomes de jogadores que já fizeram história, como Jardel, Deco e Alenitchev, misturadas com as “estrelas” mais recentes.

A cidade de Oberhausen, no Noroeste da Alemanha, tem forte identidade industrial, sobretudo pela produção de aço e extração de carvão.

Quando as equipas subiram ao relvado para a fase de aquecimento, os adeptos “puxaram” o novo treinador portista para junto da bancada, onde Vítor Pereira distribuiu autógrafos e posou para dezenas de fotografias.

O segundo “onze” da pré-temporada do FC Porto é o seguinte: Helton, Sapunaru, Rolando, Maicon, David, Souza, Rúben Micael, João Moutinho, Varela, Hulk e Walter.