Os golos de Kléber e os vários ensaios com um médio criativo em apoio aos avançados sobressaíram no estágio que o FC Porto realizou em Marienfeld, na Alemanha, de preparação para a nova época futebolística.

O avançado brasileiro, que na época anterior vestiu a camisola do Marítimo, marcou quatro golos em quatro partidas até agora realizadas pelos portistas em período de pré-temporada: Tourizense (1), FC Gutersloh (1) e SC Verl (2).

São números a que se juntam outros indícios relevantes para a estratégia do treinador Vítor Pereira, que o colocam como opção consistente para a ausência (ou saída) de Radamel Falcao.

Dos restantes reforços presentes em Marienfeld, Djalma (ex-Marítimo) também marcou um golo, mas esteve algo “apagado” exibicionalmente, Kelvin (ex-Paraná) mostrou rapidez e inteligência táctica, apesar dos seus 18 anos, e Bracali (ex-Nacional) já levava provas dadas no futebol português.

Faltou apreciar Iturbe (ex-Cerro Porteno), que está ao serviço da selecção argentina que prepara o Mundial sub-20, a exemplo de James Rodriguez, que ainda cumpriu metade do estágio em terras germânicas.

A propósito, Vítor Pereira não pôde contar com Falcao, Guarín (Colômbia), Álvaro Pereira e Cristian Rodriguez (Uruguai), todos ao serviço das suas selecções na Copa América.

O estatuto de “reforço” poderá também recair em Castro, cuja permanência no plantel já não depende só do empenho e bom futebol demonstrado, mas sim das movimentações contratuais, tendo em conta que o Gijón, clube ao qual esteve emprestado, insiste em contar com ele na próxima época.

Ainda com o plantel praticamente intacto (apenas saiu Mariano Rodriguez), o novo técnico apostou num misto de processos de continuidade e de um toque pessoal na forma como trabalhou as soluções para “atacar” a nova temporada.

De continuidade, provando que, por ter sido adjunto de Villas-Boas, acreditou no trabalho que tanto sucesso conquistou. E com um toque pessoal, por ter ensaiado movimentações com recurso a um médio criativo (o clássico “10”) atrás da linha avançada.

Para esse papel, Vítor Pereira chamou Jamez Rodriguez e Kelvin, admitindo-se que esteja disposto a inverter o habitual triângulo intermediário sempre que o entender.

Relativamente a saídas e entradas, a principal notícia foi a renovação de Falcao (vínculo até 2015 e cláusula de rescisão de 45 milhões de euros) e a certeza, comentada por alguns jogadores, de que Alex Sandro (defesa esquerdo do Santos e internacional brasileiro sub-20) será “dragão” na próxima época.

De resto, até 30 de Agosto, quando encerrar o período que permite contratações, poderão materializar-se alguns negócios que envolvem jogadores portistas.

Uma nota final para os quatro jogadores da formação que estiveram em Marienfeld: apesar das boas indicações, o guarda-redes Kadú quase não jogou e o “central” Tiago Ferreira foi chamado aos trabalhos dos sub-20 a meio do estágio, enquanto o defesa lateral David e o extremo ganês Christian Atsu foram os que mais se realçaram.