O presidente da Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP), Fernando Gomes, confirmou hoje que o organismo vai propor o adiamento das alterações aos regulamentos disciplinares e de arbitragem, aprovados por unanimidade em Assembleia-Geral (AG).

A reunião magna da LPFP, que decorreu hoje no Porto e contou com a presença de 27 dos 32 clubes associados (Gil Vicente e Covilhã chegaram no fim da votação), voltou a revelar união em torno das propostas da Direção, as quais preconizam penas e coimas mais severas para atos de indisciplina de clubes, jogadores e adeptos.

Porém, as alterações aos regulamentos de Disciplina e Arbitragem, apesar do acordo massivo, não entrarão em vigor na época que se inicia dia 7 de agosto, face à impossibilidade de ratificar as propostas, em tempo útil, pela Federação Portuguesa de Futebol (FPF).

«Foi entendimento da Comissão Disciplinar da Liga, face à ausência de ratificação atempada, adiar por mais um ano a entrada em vigor dos novos regulamentos de Disciplina e Arbitragem», disse Fernando Gomes no final da reunião da AG, que demorou apenas meia hora.

Segundo o presidente da Liga, uma alteração extemporânea está fora de questão: «Não nos parece correto que numa mesma época desportiva possam existir dois regulamentos aplicados».

Ou seja, os campeonatos profissionais e outras provas organizadas pela LPFP manterão os mesmos regulamentos da época anterior, no que diz respeito à Disciplina e à Arbitragem.

Independentemente dos prazos e impedimentos, os clubes aprovaram hoje a adequação dos seus estatutos e regulamentos de Disciplina, Arbitragem e Competições aos congéneres da FPF.

Por não ter implicações de facto, a Liga entendeu manter a intenção de avaliar, em formato de projeto-piloto, a arbitragem com recurso a imagens de televisão, já que apenas depois de um ano à experiência poderá ser aprovado como procedimento oficial de avaliação.

Na reunião foi ainda aprovado o reforço do Conselho de Presidentes (CP) na nomeação do presidente da Comissão de Instrução e Inquéritos, entidade criada na anterior reunião magna, que visa acelerar processos.

Foi também aprovada a transformação em parecer vinculativo do CP no que diz respeito à nomeação dos vogais da Comissão Executiva do organismo que organiza os campeonatos profissionais de futebol.

No final, Fernando Gomes apelou ao interesse de todos os clubes na Taça da Liga, «uma prova solidária dentro do futebol, onde todos têm a ganhar se valorizarem a competição».