O primodivisionário Paços de Ferreira venceu hoje o Sporting Gijón, da Liga espanhola de futebol, por um exagerado 3-0, com um “bis” de Manuel José, num jogo de preparação marcado pela eficácia da formação pacense.

Filipe Anunciação inaugurou o marcador, aos cinco minutos, beneficiando de um erro grave do guarda-redes Cuellar, que não segurou a bola num pontapé de canto, e Manuel José fechou a contagem já no segundo tempo: fez o segundo na transformação de uma grande penalidade duvidosa, aos 67, e marcou o terceiro num remate colocado, aos 79.

O melhor elogio que se pode fazer à formação pacense é reconhecer a eficácia da equipa num jogo em que os espanhóis tiveram mais posse de bola e foram globalmente melhores, mas sentiram dificuldades em entrar na defesa local.

Na contagem decrescente para o início da Liga, o técnico dos “castores”, Rui Vitória, apostou num 4-3-3, com duplo pivot defensivo, numa equipa que incluiu o defesa Marcelo, em bom plano, Filipe Anunciação no meio campo e Melgarejo na esquerda do ataque.

Completaram o “onze” Cássio, Ozeia, Cohene, Nuno Santos, André Leão, Vítor, Manuel José e Michel.

O Paços de Ferreira não conseguiu trocar a bola como gosta, em parte devido à pressão adversária, mas compensou com espírito de entreajuda e coesão defensiva, contando ainda com a eficácia dos seus jogadores nos poucos lances de perigo que criou.

O Gijón, 10.º na última Liga espanhola, teve o controlo do jogo, muito por ação de Rivera a meio campo, pressionou muito no início da segunda parte, mas foram raras as situações claras de golo de que dispôs, num jogo intenso, mas de fraca qualidade.