A Autoridade Antidopagem de Portugal (ADoP) anunciou hoje ter definido uma nova metodologia de controlos de dopagem no futebol profissional, com a realização de um mínimo dois controlos da Liga e um da Liga de Honra, por jornada.

Para «garantir a eficácia do sistema de luta contra a dopagem nas competições profissionais de futebol em termos preventivos» e uma «distribuição homogénea» dos controlos, a ADoP determinou que serão feitos «um mínimo de dois controlos determinados por sorteio da Liga e um mínimo de um na Liga de Honra, em cada jornada».

Além disso, serão ainda feitos controlos fora de competição, num «mínimo de três controlos por equipa da Liga e um mínimo de dois da Liga de Honra, em cada época competitiva».

Em comunicado, a ADoP assegura que esta «nova metodologia para seleção de controlos» ocorre depois de ter sido ouvido o Conselho Nacional Antidopagem e a Liga Portuguesa de Futebol Profissional.

«Esta nova metodologia tem como principais objetivos o reforço da aleatoriedade no sistema de seleção de controlos de dopagem e a valorização dos controlos de dopagem fora de competição como elemento fundamental para a dissuasão da utilização de substâncias e métodos proibidos, para a garantia da preservação da verdade desportiva e da saúde dos praticantes desportivos», sustenta a ADoP, em comunicado.