Futebol

08-08-2011 08:05

FC Porto reconfirma o estatuto de maior potência do futebol português

Dragões ultrapassaram Benfica no número de títulos.
FC Porto reconfirma o estatuto de maior potência do futebol português

Por SAPO Desporto sapodesporto@sapo.pt

A conquista da Supertaça Cândido Oliveira confirmou o FC Porto como o clube português com maior palmarés a nível de títulos. Para além de alcançar o inédito tri na competição, a equipa de Vítor Pereira levou o clube portista ao 70.º título em futebol, ultrapassando o SL Benfica que soma 68 troféus oficiais.

A Taça Latina conquistada pelo SL Benfica em 1949/1950 continua a gerar polémica uma vez que a FIFA não considera o troféu para efeitos oficiais. Retirando a Taça Latina, o FC Porto já havia ultrapassado o Benfica com a conquista da Taça de Portugal na época passada. Com a conquista da Supertaça, ficam desfeitas todas as dúvidas.

O troféu conquistado em Aveiro pelo FC Porto marcou um ponto de viragem na hegemonia do futebol português. Desde a década de 70 que os dragões começaram a recuperar terreno em relação às quatro décadas anteriores, vencendo título atrás de título e consolidando um estatuto europeu que outrora pertencera ao rival de Lisboa. Se há 41 anos o FC Porto tinha uma desvantagem de 12-37, com a entrada de Pinto da Costa na presidência há 30 anos, o emblema azul-e-branco soma agora 70 títulos.

Para além dos troféus conquistados, o FC Porto conseguiu manter o maior ciclo de vitórias do futebol português, mais duradouro que a década 50 do Sporting e a década 60-70 do SL Benfica.