O presidente do Conselho de Arbitragem da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), Carlos Esteves, repudiou hoje a agressão ao árbitro Pedro Proença, segunda-feira, e defendeu o afastamento de «todos os vândalos» das claques e dos estádios.

«Repudio inteiramente esta agressão. Não pode haver pessoas ligadas a claques e a clubes a fazerem coisas destas. É mau para o desporto em geral e para o futebol em particular. Estes vândalos devem ser inibidos de ir ao futebol», disse Carlos Esteves.

Pedro Proença, considerado o melhor árbitro da época passada, foi agredido na noite de segunda-feira com uma cabeçada no Centro Comercial Colombo, em Lisboa, quando se preparava para jantar, depois de terminar o treino de ginásio, tendo sofrido ferimentos na boca e partido dois dentes.

Para Carlos Esteves, «os clubes devem afastar essas pessoas e impedi-las de irem ao futebol», defendendo ainda que, «nos dias de jogo, deviam ser obrigadas a apresentar-se nas esquadras de polícia».

«Desporto não é isto. Isto é vandalismo», concluiu.

Devido aos ferimentos sofridos, Pedro Proença, que domingo dirigiu o encontro da Supertaça, entre o FC Porto e o Vitória de Guimarães, não poderá arbitrar na primeira jornada da Liga no próximo fim-de-semana, nem dos “playoffs” da Liga Europa ou da Liga dos Campeões.

Segundo a PSP, que elaborou o auto de notícia, o incidente ocorreu às 21:00 e o agressor foi identificado, afirmando «ser adepto e sócio de um clube», que a polícia se escusou a revelar.