Depois de FC Porto, Sporting de Braga e Benfica terem dado nas vistas na última época europeia, com os dragões a vencerem mesmo a Liga Europa, Portugal amealhou preciosos pontos no Ranking da UEFA e na próxima época os efeitos dessas boas prestações já se farão sentir.

O sistema de cálculo da UEFA contempla os últimos cinco anos e têm sido os dragões os principais contribuintes para a subida portuguesa no ranking, que por agora se cifra pela sexta posição.

Com a vitória na Liga Europa, o FC Porto reforçou o estatuto de equipa que mais contribuiu para a pontuação de Portugal, seguido pelo Benfica. Segue-se o Sporting, que tem a companhia cada vez mais próxima do Sporting de Braga depois de os minhotos terem alcançado a final em Dublin.

Assim, e sobretudo em resultado dos 18.800 pontos averbados na última época (que valeram o primeiro lugar a Portugal na época passada), o acesso à Champions dos emblemas portugueses sofrerá alterações já na próxima época, 2012/2013: têm acesso directo à fase de grupos da Liga dos Campeões os dois primeiros classificados do campeonato, e o terceiro tentará a sua sorte na pré-eliminatória e depois no play-off. Quarto, quinto e sexto classificados têm lugar marcado na Liga Europa.