Rio Ave e Sporting de Braga iniciaram a sua participação na edição 2010/2011 da Liga de futebol com um empate 0-0, numa partida em que se notou que as duas equipas ainda têm algum trabalho pela frente.

Depois de uma primeira parte de domínio repartido, mas com melhores oportunidades de golo para os locais, os bracarenses foram claramente superiores na etapa complementar, embora não disfarçando dificuldades na finalização.

O Sporting de Braga apresentou-se para este arranque do campeonato com um ‘onze’ renovado em relação à temporada passada, onde apenas Hugo Viana e Alan transitaram do plantel anterior.

Em sentido inverso, os vila-condenses surgiram apenas com um reforço – Pateiro – na equipa inicial, demonstrado maior fluidez no entrosamento coletivo, que lhes valeu uma entrada no jogo conseguida.

O médio Braga, logo no primeiro minuto, deixou aviso inicial à baliza de Quim, que se estreou oficialmente na Liga no regresso ao minhotos, depois de uma grave lesão na temporada passada.

Os comandados de Leonardo Jardim não se intimidaram, e tomaram, de seguida, o controlo da partida, respondendo com os remates de Alan e Pizzi, travados por Paulo Santos.

A partida estava então em aberto, contribuindo para tal as iniciativas de golo que o Rio Ave ia espreitando, através do contra-ataque, novamente com o médio Braga em destaque.

Perante este cenário esperava-se uma segunda parte também de equilíbrio, mas acabou por sobressair um Sporting de Braga com maior rotação, perante um Rio Ave que se foi encolhendo.

Os minhotos pressionaram em toda linha, mas foram evidentes lacunas na finalização, mesmo depois de Leonardo Jardim ter trocado os inoperantes Nuno Gomes e Lima por Meyong e Mossoró.

Alan e Pizzi, já perto do final, ainda tentaram inverter a igualdade, com duas iniciativas individuais, mas numa altura em que o Rio Ave já tinha percebido como segurar, com afinco, o empate, que se aceita.