O treinador do Sporting de Braga disse hoje que a equipa tem de ser mais agressiva ofensivamente para alcançar a primeira vitória da época na receção ao Marítimo, domingo, na segunda jornada da Liga de futebol.

A equipa minhota averbou dois empates nos dois primeiros jogos oficiais da temporada (em Vila do Conde, com o Rio Ave, e frente ao Young Boys, em casa, na primeira mão do “playoff” da Liga Europa), sem conseguir marcar qualquer golo, realidade que o técnico quer inverter domingo.

«Espero que seja a nossa primeira vitória, mas o adversário é forte, tem sido uma das boas equipas portuguesas dos últimos anos, e espero que jogue retraído e a explorar o contra-ataque. Nós temos de ser mais agressivos em termos ofensivos, criar mais situações de golo e marcar, essa é uma necessidade urgente para ganhar», lançou Leonardo Jardim na conferência de imprensa de antevisão.

Leonardo Jardim disse acreditar que a equipa vai marcar frente à equipa insular, mas quer vê-la a criar mais oportunidades de golo.

«Temos que direcionar o trabalho para a eficácia na finalização e para o número de situações que criamos. Temos criado cinco, seis situações, mas temos que aumentar esse número e para isso temos que ser mais agressivos em termos ofensivos», disse.

O técnico não quis alongar-se sobre as ausências de Pizzi e Lima no jogo europeu de quinta-feira e as possíveis saídas dos jogadores, frisando que privilegia o coletivo acima das individualidades, mas admitiu que Pizzi «continua a ser um jogador muito importante na equipa».

«Foi um jogador que teve um grande crescimento na época passada, mostrou todo o seu rendimento na pré-temporada é um jogador de qualidade, mas neste momento está connosco e não posso fazer futurologia», disse.

O reforço mais sonante, Nuno Gomes, ainda não conseguiu marcar em partidas oficiais, mas para o técnico isso não significa uma maior pressão sobre o jogador, até porque «a pressão é normal e a equipa não vai viver à custa do Nuno, mas do seu coletivo».

Sobre os reforços sexta-feira apresentados, os avançados Carlão e Samson, explicou que o último, menos conhecido, pode, «ao exemplo do Paulo César, ocupar os três lugares da frente de ataque».

Instado a comentar a recusa de João Ferreira em apitar o Beira-Mar – Sporting, desvalorizou a situação, considerando que os «árbitros têm estrutura mental para conseguir ultrapassar essas questões», e defendeu a profissionalização da categoria se esse for o melhor caminho para aumentar a competência.

A equipa realiza o último treino antes do jogo às 17h30 e no final é divulgada a lista de convocados.

O jogo tem lugar no Estádio Municipal de Braga, às 20h15 de domingo, com arbitragem de Artur Soares Dias, do Porto.