O novo treinador do Vitória de Guimarães, Rui Vitória, desdramatizou hoje a atual situação da equipa, última classificada da Liga portuguesa de futebol, e não quis comprometer-se com um objetivo para a temporada 2011/12.

O ex-técnico do Paços de Ferreira, que foi apresentado no Estádio D. Afonso Henriques depois de ter assinado contrato até ao final da presente época, frisou várias vezes que «não há dramas» no futebol e notou que «não podia perder a oportunidade de treinar o Vitória de Guimarães», que classificou de «um clube enorme».

O Vitória de Guimarães ocupa a última posição do campeonato, sem pontos, mas com menos um jogo, já foi eliminado da Liga Europa e perdeu a Supertaça Cândido de Oliveira, frente ao FC Porto (2-1).

Instado sobre que objetivo a direção lhe pediu para atingir, respondeu:

«Ligo pouco a isso, o Vitória é um clube grande e, por isso, tem que pensar em grande, mas nunca fiz contas, nem planos a longo prazo, o objetivo é tentar vencer em todos os jogos.»

O seu antecessor, Manuel Machado, prometera que o Vitória tinha esta temporada condições para lutar pelo quarto lugar, mas Rui Vitória não quis comprometer-se.

«Se todos remarem para o mesmo lado, este é um clube fortíssimo, mas não faço cenários, no final veremos», sublinhou.

O treinador quer devolver a confiança e tranquilidade aos jogadores, «arranjar um enquadramento favorável para potenciar a sua qualidade», prometendo «muito trabalho e uma equipa destemida, alegre, com os jogadores a dar a vida pelo clube e uns pelos outros».

O técnico está «satisfeito» com o plantel, mas o diretor desportivo do clube, José Pereira, notou que ainda existem «vagas e que até à hora do fecho do mercado, à meia-noite de quarta-feira, tudo é possível», revelando que o médio Renan, que ainda não está inscrito na Liga, pode ficar no plantel.

Rui Vitória pediu «calma e paciência» aos adeptos, notando que os «jogadores, por si só, muitas vezes não resolvem o problema». Mais importante, acrescentou, é «ter uma ideia de jogo, uma filosofia».

A equipa técnica vai ser formada ainda por Arnaldo Teixeira, Sérgio Botelho, Flávio Meireles e Neno.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.