O Sporting de Braga foi hoje consagrado, em Genebra, na Suíça, pela European Club Association (ECA), como o clube de futebol que maior progresso apresentou na época 2010/11, recebendo o prémio “Best Sporting Progress 2011”.

Na última época, o clube minhoto foi finalista da Liga Europa, perdendo com o FC Porto em Dublin (1-0), e ficou em quarto lugar no campeonato nacional.

Para o presidente do Sporting de Braga, esta distinção «prova, uma vez mais, que o esforço e a história que está a construir engrandecem não só o clube, como a cidade, a região e o futebol nacional».

«A atribuição deste prémio é uma honra e um orgulho para o Sporting de Braga, mas também o é para o futebol português, que uma vez mais vê uma equipa sua ser reconhecida pelas instâncias internacionais mais importantes da modalidade», frisou António Salvador.

Este «reconhecimento dá mais força» aos responsáveis do clube «e reforça a aposta no que se tem feito, porque este é o caminho que deve ser seguido».

«O Sporting de Braga não só cresceu em 2011, mas vem a crescer exponencialmente há uns anos a esta parte e vai certamente continuar», notou, pelo que «este é um galardão para dar continuidade e que serve de incentivo e não apenas para ficar bonito nas paredes».

A associação, presidida pelo antigo internacional alemão Karl-Heinz Rummenigge, congrega clubes europeus e foi criada em janeiro de 2008 com o objetivo de criar uma ligação próxima e ser uma voz avalizada e ativa dos clubes junto da UEFA e FIFA.

Em 2010, a ECA criou os ECA AWARDS, com o intuito de premiar e reconhecer o prestígio, o crescimento e o contributo dos clubes membros para o engrandecimento do futebol e da sociedade em que se inserem.

O Sporting de Braga esteve representado por Pedro Costa, diretor de Recursos Humanos do clube, numa noite em que o FC Barcelona conquistou o prémio de “Clube do ano 2011”.