É um Benfica moralizado aquele que vai receber o Sporting amanhã no Estádio da Luz em jogo da 11.ª jornada do campeonato nacional. Jorge Jesus mantém em aberto a utilização de Luisão e assume que o Sporting está mais forte do que no ano passado.

«Os dérbis Benfica-Sporting são jogos sempre apaixonantes onde os adeptos tem uma paixão muito forte por este jogo. O jogo de amanhã vai ser igual, passámos por um teste difícil, agora temos o nosso rival de Lisboa, estamos motivados com o resultado de Inglaterra e queremos vencer», começou por dizer o Jorge Jesus.

Depois de um jogo intenso na Liga dos Campeões frente ao Manchester United, o SL Benfica recebe no próximo sábado o Sporting, num dos jogos mais emotivos do campeonato nacional. A história diz que nos dérbis não há favoritos, independentemente da classificação dos rivais.

«O Sporting está mais forte do que no ano passado porque tem jogadores mais evoluídos. À 5.ª jornada o Sporting estava à frente do Benfica mas este ano o Sporting tem jogadores que melhoram relativamente à época passada».

A equipa encarnada tem revelado, esta época, um maior pragmatismo em relação aos adversários, não apresentando uma nota artística tão evidente como em época passadas. Frente ao Sporting, Jesus admite que o SL Benfica vai procurar um equilíbrio entre as duas vias.

«Não há jogos iguais e não há equipas iguais. Já tivemos jogos em que tivemos grande qualidade técnica. O SL Benfica vai de certeza ser uma equipa pragmática em alguns momentos do jogo mas quando tiver de ser também vai ter a iniciativa de jogo e ter nota artística», disse o técnico encarnado.

Luisão está nos convocados para o jogo de amanhã mas ainda não se sabe se vai poder jogar com o Sporting. Quem está totalmente apto é Saviola, que poderá jogar o dérbi de sábado.

«Saviola de certeza que está apto, o Luisão ainda amanhã vamos fazer um teste no treino da manhã», adiantou.

Analisando o adversário do SL Benfica, Jorge Jesus considera o Sporting uma equipa «muito forte no contra-golpe» com jogadores capazes de criar desequilíbrios no passe longo.

«É uma equipa que sai forte no contra golpe, tem jogadores que sabem carregar a equipa atrás e têm jogadores fortes no último passe mas estamos preparados para essas características. O Sporting vai jogar em contra-golpe. Estamos preparados, mas o Sporting tem jogadores que individualmente podem fazer a diferença».

O árbitro do jogo de sábado será João Capela, que irá pela primeira vez dirigir um dérbi do campeonato nacional. Jorge Jesus elogia o árbitro lisboeta e desvaloriza o facto de ser o primeiro dérbi de João Capela.

«A qualidade do árbitro, ou de um jogador, não se vê pela situação da experiência. Experiência é sinónima de qualidade mas o que interessa é que tenha qualidade independentemente de não ter experiência neste tipo de jogos», afirmou o técnico benfiquista.