O treinador Rui Vitória disse hoje que o Vitória de Guimarães vai «fazer tudo» para na segunda-feira vencer em casa o Sporting de Braga, no “derby” minhoto da quinta jornada da Liga de futebol.

«Este jogo é, acima de tudo, fundamental para nós próprios. A equipa tem tido uma reação fantástica e merece ter sucesso. Tudo vamos fazer para vencer este jogo, que tem um enquadramento especial por se tratar de um ‘derby’. Vai ser difícil para nós, mas também será difícil para o Sporting de Braga», considerou.

Rui Vitória, que trocou Paços de Ferreira por Guimarães há menos de três semanas, quer um Vitória a «lutar até à exaustão para ganhar», defendendo que a sua equipa pode bater-se com qualquer outra, «como ficou demonstrado nos dois últimos jogos».

«Respeitamos todos os adversários, mas eles têm que se preocupar com o Vitória de Guimarães e com a qualidade dos seus jogadores. Quando funcionamos em pleno somos uma equipa complicada e seremos ainda mais fortes», frisou. 

O vizinho e rival começou bem melhor a época, pois é terceiro classificado no campeonato, com os mesmos 10 pontos que o segundo, o Benfica, e lidera o seu grupo na Liga Europa.

Pelo contrário, o Vitória de Guimarães, que já mudou de treinador, ocupa a 14.ª posição, com apenas três pontos, e já foi eliminado da prova europeia.

«Todos os adversários têm virtudes e defeitos», notou, no entanto, o técnico dos vimaranenses, sublinhando: «O Sporting de Braga é uma equipa que está com alguma tranquilidade, é capaz de vir jogar mais confortável, mas todos sabemos que jogar no nosso estádio não é fácil».

Rui Vitória quer fazer do Estádio D. Afonso Henriques uma vantagem decisiva para a sua equipa e fez um apelo aos adeptos vitorianos. 

«Quem cá vem sente isso e vai ter que sentir ainda mais. Todos juntos temos que ser uma força. Queremos que este estádio tenha sempre mais gente, mas isso vai ter que ser uma força, algo que nos possa ajudar e não algo que nos perturbe», avisou.