O treinador de futebol Rui Vitória considerou hoje que o Vitória de Guimarães é o maior desafio da sua vida desportiva e que os incidentes do primeiro dia de trabalho acabaram por unir o grupo.

Numa entrevista ao sítio oficial do clube vitoriano, Rui Vitória defendeu que os tumultos verificados logo no seu primeiro dia no Vitória de Guimarães (invasão do treino por alguns adeptos, confrontação com jogadores, agressão a Faouzi), acabaram por ter um efeito importante para o espírito de união que se vive no plantel.

«Não foi algo que me tenha assustado ou desmotivado. Pelo contrário, senti que estava a chegar mesmo a um grande clube de futebol. Aproveitámos esse momento para capitalizar alguma coisa para o nosso grupo. Ajudou-nos a aproximar dos jogadores e criar uma empatia diferente entre todos», disse.

Para Rui Vitória, «chegar a treinador do Vitória é o maior desafio» da sua «vida desportiva».

«Claro que pensei duas vezes antes de aceitar o convite porque sou uma pessoa que dá muita importância aos afetos. Custou-me deixar o Paços de Ferreira por ter criado uma excelente relação com todas as pessoas, mas não havia como recusar. Eu gosto de desafios difíceis, considero-os os mais aliciantes», disse.

Mostrando-se confiante quanto ao futuro, Rui Vitória disse ter «plena consciência» que a equipa «podia ter ganho no Estádio da Luz” e notou que «não deve ser escamoteado» o facto de o Vitória de Guimarães ter perdido com Benfica e FC Porto com golos obtidos através da marcação de grandes penalidades.

O treinador considera que o «plantel tem muita qualidade» e admitiu que ainda tem «dúvidas» quando ao «sistema a utilizar» porque tem jogadores para várias soluções.

Com cinco jornadas realizadas, o Vitória é 12º classificado, com quatro pontos, e, desde que chegou a Guimarães, Rui Vitória registou um triunfo (Nacional, 4-1, fora), uma derrota (Benfica, 2-1, fora) e um empate (Sporting de Braga, 1-1, em casa).