O árbitro portuense, Jorge Sousa, nomeado para apitar o clássico da sexta jornada no Estádio do Dragão vai estar sob olhar atento de um observador da UEFA.

De acordo com o diário Correio da Manhã, a UEFA decidiu enviar um dos seus especialistas ao Dragão para observar todos os passos de Jorge Sousa num jogo que merece especial atenção do organismo que rege o futebol europeu.

O observador enviado pela UEFA é um colaborador próximo do ex-árbitro Pierluigi Collina, e vai analisar a prestação do árbitro portuense no clássico de sexta-feira.

Jorge Sousa foi protagonista numa escuta do processo ‘Apito Dourado', difundida no YouTube, quando em 2004, Pinto da Costa e o antigo presidente do Conselho de Arbitragem da FPF, Pinto de Sousa, falaram sobre vários árbitros, a pensar no FC Porto-Felgueiras. Assim que o nome de Jorge Sousa é lançado por Pinto de Sousa, o líder dos dragões afirmou: «Esse gajo é bom árbitro».

Jorge Sousa, de 36 anos, já dirigiu sete jogos entre os “três grandes”, mas vai estar pela primeira vez num “clássico” no Estádio do Dragão, sendo a quarta vez que Jorge Sousa arbitra jogos entre as duas equipas.

Em 2009/2010, o SL Benfica contestou a atuação de Jorge Sousa no jogo em Braga para o campeonato. A expulsão de Cardozo, ao intervalo, no túnel levou os encarnados a criticarem duramente o árbitro portuense.