Benfica, FC Porto e Sporting de Braga iniciam a sétima jornada da Liga de futebol empatados no comando, mas os “dragões”, em crise de resultados, deparam-se domingo com o obstáculo mais difícil para manter a liderança.

Os campeões nacionais andaram sozinhos na frente, mas dois empates seguidos (0-0 com o Feirense, em Aveiro, e 2-2 em casa com o Benfica) motivaram a perda de quatro pontos, que atrasaram a equipa comandada por Vítor Pereira, que atua pelas 20:15 de domingo em Coimbra diante da Académica.

A derrota 3-1 na quarta-feira na Rússia frente ao Zenit para a Liga dos Campeões não ajuda a recuperar a confiança de uma equipa que, ainda assim, não perde para o campeonato desde 28 de fevereiro de 2010: 45 jogos, com 39 vitórias e apenas seis empates.

A Académica, treinada por Pedro Emanuel, um “símbolo” no Dragão, está a fazer o melhor arranque dos últimos anos e, depois de golear o Feirense 4-0, segue isolada em quinto lugar com 12 pontos – um triunfo permitirá aos estudantes ultrapassar os portistas na classificação.

Em casa, os pupilos de Pedro Emanuel têm três vitórias e um implacável parcial 9-0 em golos, enquanto fora os “dragões” somam dois triunfos e um empate (8-3).

Mais tranquilo e com confiança crescente, o Benfica recebe no sábado o Paços de Ferreira, antepenúltimo com apenas quatro pontos.

Na Luz, os “encarnados”, que vêm de um triunfo fora na Liga dos Campeões (1-0 na Roménia frente ao Galati), mandam com o pleno de nove pontos e 9-3 em golos, enquanto os pacenses apenas arrancaram um empate e sofreram dois desaires enquanto visitantes (1-3).

O Sporting de Braga visita no domingo a União de Leiria, penúltima classificada com apenas três pontos, o que levou Vítor Pontes a ceder o lugar a Manuel Cajuda, que assim regressa, após vários anos, ao futebol português e também a Leiria, por onde passou em 1993/94 e 2002/03.

Os leirienses foram derrotados nas três vezes que jogaram em casa (4-10), enquanto os bracarenses, comandados por Leonardo Jardim, ganharam uma vez e empataram duas fora (2-1).

A ronda principia na sexta-feira com o Vitória de Setúbal-Rio Ave, nono e último classificados, respetivamente, e termina na segunda-feira com o Gil Vicente-Beira-Mar, oitavo e 10.º.

Programa da sétima jornada:
- Sexta-feira, 30 set:
Vitória de Setúbal – Rio Ave, 20:15 (SportTV).
- Sábado, 01 out:
Benfica – Paços de Ferreira, 20:30 (TVI).
- Domingo, 02 out:
Feirense – Marítimo, 16:00.
Nacional – Olhanense, 16:00.
União de Leiria – Sporting de Braga, 16:00 (SportTV).
Vitória de Guimarães – Sporting, 18:00 (SportTV).
Académica – FC Porto, 20:15 (SportTV).
- Segunda-feira, 03 out:
Gil Vicente – Beira-Mar, 20:15 (SportTV).