A Associação Amigos Vitória (AAV), um dos principais grupos organizados de adeptos do clube minhoto, «repudia» a intenção de alguns sócios de convocar uma Assembleia-Geral (AG) extraordinária para destituir a direção e votará contra se esta se realizar.

Em comunicado enviado hoje à Agência Lusa, a direção da Associação Amigos Vitória esclarece que «repudia aqueles que iniciaram a campanha de recolha de assinaturas para destituir a atual direção, denegrindo a imagem do clube e do seu presidente eleito democraticamente pelos sócios».

Este tipo de ações em nada dignificam o clube e colocam em causa a continuidade da gestão e compromissos assumidos. O momento atual da equipa de futebol requer tranquilidade e confiança e só com a ajuda de todos podemos ultrapassar esta fase difícil e rumar aos lugares cimeiros da tabela», pode ler-se na mesma missiva.

Ainda assim, caso seja mesmo marcada uma AG extraordinária, a AAV convocará os seus 1.845 sócios para votar contra, dizendo acreditar, contudo, no «bom senso de todos» e que a convocatória «será retirada em nome do Vitória».

«Realçamos ainda que, até hoje, não vimos qualquer candidatura ou projeto para substituir a atual direção. O Vitória de Guimarães precisa de afirmar-se cada vez melhor no futebol nacional e europeu e será imprescindível uma candidatura futura com base sólida na área financeira e desportiva», defende a AAV.

Nos últimos dias, um grupo de sócios vitorianos tem estado a recolher assinaturas para a convocação de uma AG extraordinária com o intuito de destituir a direção liderada por Macedo da Silva.

Os estatutos do clube permitem que 120 sócios com as quotas em dia e, pelo menos, um ano de filiação, o façam, sendo que dois terços desses subscritores terão que estar depois presentes nessa AG.

Em declarações à Rádio Santiago, na quinta-feira, o presidente da AG, João Cardoso, classificou de «descabida e despropositada» a intenção do grupo de sócios, lembrando que está agendada para o final do mês uma AG ordinária, de aprovação do relatório e contas, onde essas e outras questões «podem e devem ser discutidas».