O presidente do Vitória de Guimarães, Macedo da Silva, disse hoje que não poderia ter reforçado a equipa de futebol se tivesse usado as mais-valias da venda de jogadores na redução do passivo.

Os sócios do clube vimaranense reúnem-se na sexta-feira, em Assembleia-Geral (AG), na qual, entre outros temas, vai ser posta à discussão e aprovação dos associados o relatório e contas da época 2010/11.

O Vitória, último classificado na Liga de futebol, registou na época passada um resultado líquido negativo de 1,95 milhões de euros (ME) e viu o seu passivo crescer (ligeiramente) para 15,1 ME, o que mereceu críticas do Conselho Fiscal (CF), que alertou mesmo para uma eventual «insustentabilidade futura do clube».

O presidente desvaloriza essas apreciações, notando que o CF frisa a «transparência» das contas e aconselha o voto favorável do documento.

Para o CF, por exemplo, os cerca de 7 ME realizados na venda de jogadores em 2010/11 deveriam ter proporcionado uma redução do passivo, mas Macedo da Silva discorda: «Se tivesse sido assim, não tínhamos ativos e os ativos são importantes».

Recentemente, um grupo de associados organizou um abaixo-assinado com o intuito de convocar uma AG extraordinária que teria como objetivo destituir a direção, o que ainda não aconteceu, mas os resultados negativos, financeiros e desportivos, podem fazer "aquecer" as opiniões dos sócios.

Macedo das Silva diz à Agência Lusa «não temer» que isso aconteça e frisa que «as contas são transparentes».

«Somos o único clube que coloca as contas na internet, no sítio oficial do clube, e eu vou explicar com tranquilidade e respeito qualquer pergunta que me façam», disse.

O clube apresentou prejuízo de quase dois milhões de euros, mas Macedo da Silva não se alonga em comentários: «As contas são essas, não são outras, é tudo transparente, as pessoas podem saber no que foi gasto».

«Nesta altura de sofrimento de todos, sócios, direção, órgãos sociais», o presidente do clube minhoto fez um "apelo" ao apoio dos sócios para «dar a volta já no domingo», na receção ao Rio Ave, na nona jornada do campeonato.