O FC Porto venceu o Paços de Ferreira por 3-0, com golos de Melgarejo (auto-golo), Kléber e João Moutinho, em jogo de abertura da nona jornada da I Liga, disputado no Estádio do Dragão.

Com o mesmo onze que entrou contra o Nacional, na jornada anterior, e que resultou numa goleada por 5-0, Vítor Pereira entrou para este encontro confiante nos jogadores escolhidos para defrontar a formação de Paços de Ferreira, orientada pelo seu cunhado Luís Miguel.

Vítor Pereira e Luís Miguel, que estão unidos por Fátima Silva, mulher do primeiro e irmã do segundo, disseram nas respetivas conferências de imprensa de antevisão que o grau parentesco não ia entrar em campo esta sexta-feira, no jogo que serviu para abrir a nona jornada da I Liga.

No entanto, dentro de campo, foram os jogadores portistas que encararam o desafio com alguma familiaridade, tal era a simpatia e cortesia com que perdiam as bolas. O público no Estádio do Dragão, cerca de 30 mil, mostrou logo o descontentamento perante a desconcentração e impassividade deste Dragão, que os habituou a um futebol de posse, garra e determinação na época passada, e que culminou com um título de campeão nacional quase perfeito.

O Paços de Ferreira, que nunca venceu na casa do FC Porto, mas que na época passada fez um brilharete ao empatar a três golos, deixou os azuis e brancos “escorregarem” sozinhos em campo para depois contra-atacarem. E até um pontapé de baliza apontado por Cássio quase resultou em golo, ao minuto 33, com Melgarejo, jogador emprestado pelo Benfica, a falhar por pouco o alvo, após Sapunaru e Rolando terem deixado fugir o internacional paraguaio.

Melgarejo, que hoje recebeu a boa notícia de ter sido convocado para a seleção sul-americana, acabou por ser o malogrado da noite ao apontar um auto-golo. Já passava dos 45 minutos da primeira parte quando, na sequência de um cruzamento rasteiro de Álvaro Pereira, Luisinho cortou ao segundo poste contra Melgarejo e a bola terminou na própria baliza.

A temperatura na cidade do Porto rondou os 12 graus mas Vítor Pereira entrou com mais calor na segunda parte. O técnico do FC Porto tirou o casaco e fez entrar João Moutinho, Kléber e James para os lugares de Defour , Walter e Hulk.

Esta última substituição, James por Hulk, acabou por ter como música os aplausos do público, descontentes com a exibição do Incrível. Depois, foi a atitude do avançado brasileiro, que saiu visivelmente chateado, refugiando-se de imediato nos balneários, que despoletou a chuva de assobios.

O FC Porto procurou, a todo custo, um golo próprio e foi Kléber, saído do banco, que teve as honras de marcar o segundo para a equipa portista ao minuto 64, aproveitando da melhor forma uma recarga. João Moutinho, que esteve a fazer companhia ao avançado brasileiro no banco de suplentes, fez o terceiro ao minuto 84, limpando a má exibição efetuada pelos colegas na primeira parte.

Final de jogo, e tal como disse Vítor Pereira na conferência de imprensa no Olival, a sua relação «muito forte de amizade» com o cunhado Luís Miguel «voltará ao de cima».

O FC Porto terá, na próxima terça-feira, outro teste importante, este a contar para Liga dos Campeões, defrontando o APOEL em Nicósia, em jogo da quarta jornada da fase de grupos da Liga dos Campeões.