Leonardo Jardim disse hoje que, apesar do menor rendimento nos jogos fora de casa, em que só tem uma vitória em quatro partidas, o Sporting de Braga quer ir vencer a Académica a Coimbra, sábado, da nona jornada da Liga de futebol.

«O jogo tem a mesma importância dos outros, temos todo o respeito pelo adversário, que está a fazer uma boa campanha e está nos lugares cimeiros da tabela, mas queremos conquistar os três pontos e dar continuidade ao nosso trajeto no campeonato», afirmou o técnico na conferência de imprensa de antevisão da partida.

Leonardo Jardim reconheceu que o rendimento da equipa «tem sido melhor em casa”, onde conseguiu a totalidade dos pontos, e que fora, apesar de “uma boa postura”, a equipa tem pecado na “finalização e na eficácia».

«Temos de tentar ser dominantes e ser mais fortes também na casa do adversário, fazer golos para ganhar e consolidar a nossa posição», reforçou.

O treinador admitiu repetir o “onze” (a convocatória é exatamente a mesma) que fez alinhar contra o Feirense na última jornada (vitória por 3-0), fazendo no máximo uma alteração, pelo que é crível que Nuno Gomes, o melhor marcador do Braga no campeonato, com quatro golos, volte a fazer dupla com Lima na frente de ataque.

«Essa é uma solução quando fazemos golos. Para o campeonato ele tem sido o elemento que tem finalizado o maior número de vezes porque aproveita as suas melhores características. O Nuno Gomes é um jogador especial, importante neste plantel e estrutura, cabe ao treinador torná-lo cada vez mais competente», afirmou.

Questionando uma vez mais sobre se o Braga luta para ser campeão, o técnico disse que “o Braga nunca foi candidato ao título” e que o objetivo «é ficar entre os quatro primeiros” na Liga. “O que eu ouço é que são três candidatos. Normalmente, os mais fortes são os que vão à frente e, agora, são o FC Porto e Benfica», analisou.

Jardim elogiou ainda o avançado dos “estudantes” Éder, considerando que «tem um perfil físico favorável para um estilo de jogo em transição».

«Acredito que é um jogador que pode render ainda mais e estão a surgir muitos clubes interessados nele», disse, não querendo responder à pergunta sobre se o Sporting de Braga tem opção de compara sobre o jogador no âmbito da transferência de Diogo Valente para a Académica.

A conferência de imprensa contou com a presença de um grupo de alunos e professoras da Escola Profissional do Alto Minho e Arcos de Valdevez, do curso de Comunicação Social, Relações Públicas, Marketing e Publicidade, que não se coibiu mesmo de fazer algumas perguntas ao técnico.

O Sporting de Braga é quarto classificado com os mesmos pontos (17) do terceiro e do quinto, Sporting e Marítimo, enquanto a Académica ocupa a sétima posição, com 12, em igualdade com o sexto classificado, o Olhanense.