O presidente do Benfica, Luís Filipe Vieira, admitiu este sábado que o clube poderá perder «alguma competitividade» por causa da crise, mas sublinhou que o mais importante é não perder a credibilidade.

«Não escondo que podemos perder, no futuro, alguma competitividade, mas o que não podemos perder é a nossa credibilidade», afirmou Luís Filipe Vieira, durante a inauguração da Casa do Benfica de Monção.

Para o presidente do clube de Lisboa, «acima deste ou daquele resultado está sempre o futuro do Benfica».

«Vamos tentar manter a competitividade das nossas equipas, mantendo o mesmo rigor com menor investimento», acrescentou.

Vieira sublinhou que se aproximam «tempos difíceis» em Portugal e na Europa e lembrou que «o Benfica não é uma ilha».

O clube, referiu, tem sabido contornar todas as dificuldades, mas terá de «viver com as limitações económicas que o país vive».

«Fizemos um longo caminho na recuperação da nossa credibilidade, não nos podemos permitir, agora, comprometer todos esses anos de trabalho. Vamos ter que nos adaptar às circunstâncias. Que fique claro para todos que não vamos poder viver acima das nossas possibilidades», disse ainda.

Apelou aos adeptos para evitarem «cair na tentação fácil de dizer mal, de ignorar tudo o que já foi feito» quando as coisas não correrem menos bem.

«É nos momentos menos bons que aqueles que estão dentro de campo precisam de sentir o vosso apoio e o vosso incentivo. Não gostaria de ver ninguém a assobiar as nossas equipas», apelou.

Nesta deslocação a Monção, o líder do Benfica foi presenteado pelo presidente da Câmara local, José Emílio Moreira, também benfiquista, com um dragão.

O autarca explicou que o dragão, segundo a tradição daquele concelho, «simboliza as forças do mal, o puxar para trás».

Num torneio que se repete todos os anos em Monção, o dragão defronta o cavaleiro S. Jorge, símbolo do bem.

«Espero que o Benfica siga o cavaleiro S. Jorge e que nas lutas com o dragão vença sempre», referiu Emílio Moreira, referindo-se implicitamente ao FC Porto, que tem o dragão como símbolo.