Há mais golos, maior equilíbrio e mais espetadores ao fim do primeiro terço do campeonato, segundo dados da Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP), disponibilizados hoje no seu sítio na Internet.

À 10.ª jornada, estão marcados 204 golos, em 80 jogos, o que perfaz uma média de 2,55 golos por partida, sendo o melhor registo da última década, segundo a nota da Liga de Clubes.

Na temporada passada, por comparação, tinham sido apontados 183 golos nesta fase, sendo que há dois anos o valor era de 187.

A média por jornada cifra-se nos 20,4 golos, com a quarta ronda à cabeça das mais “goleadoras” (com 26 tentos) e a nona a menos produtiva (16).

Neste capítulo, há que destacar Baba, avançado senegalês do Marítimo, “produto” da formação do clube funchalense, que lidera a tabela dos goleadores, com oito tentos, mais um que Van Wolfswinkel (Sporting) e Edgar (Vitória de Guimarães).

Outro dado relevante é o equilíbrio no chamado pelotão da frente, com os “três grandes” muito mais próximos que em temporadas anteriores, na mesma fase da prova.

FC Porto e Benfica lideram, com 24 pontos, apenas mais um do que o Sporting, logo seguidos por Marítimo (21) e Sporting de Braga, com 19.

Não houve, desde que o campeonato voltou a ter 30 jornadas (2006/07), um terço tão competitivo como o que está a acontecer na presente época.

O referido quinteto que ocupa todos os lugares de acesso, por via do campeonato, às provas europeias, tem Olhanense e Académica à distância de seis pontos.

Na época anterior, por comparação, os “dragões” lideravam folgadamente (28 pontos), com mais 10 pontos do que o Vitória de Guimarães (atual 10.º) e o Benfica.

Os “leões”, por sua vez, estavam à distância de 13 pontos (somavam 15), bem abaixo dos atuais 23.

Também nas assistências nos estádios, houve uma melhoria em relação à temporada passada: regista-se um total de 856.504 espectadores, acima dos 843.757 das 10 primeiras rondas da temporada transata.