O plantel de futebol do Sporting de Braga reagiu hoje, em comunicado, à polémica em torno do jogo com o Benfica, desafiando Artur Moraes a revelar qualquer truque usado na época passada nos jogos com os "encarnados".

Os jogadores bracarenses dizem ter acolhido com «tristeza e surpresa» os comentários do ex-colega de equipa, Artur Moraes, «que põe em dúvida o valor, profissionalismo e seriedade» da instituição.

«Ele viveu este clube e sabê-lo-á, mais do que ninguém, que no Sporting de Braga não são necessários truques ou jogos sujos para vencer», pode ler-se na nota.

O plantel do Sporting de Braga «desafia» ainda Artur Moraes «a revelar ou contar qualquer truque» idealizado pela equipa "arsenalista" nos jogos com o Benfica na época passada no estádio AXA, onde os bracarenses venceram os encarnados por 2-1 (campeonato) e 1-0 (Taça da Liga), nos quais os guarda-redes brasileiro foi titular pelos anfitriões.

Num comunicado colocado no sítio oficial dos minhotos e assinado pelos capitães Hugo Viana, Mossoró e Custódio, pode ler-se ainda que «o grupo repudia todo e qualquer comportamento/manifestação racista ou xenófoba, demonstrando total e incondicional apoio aos colegas de grupo Alan e Djamal, cuja honra e dignidade foram postas em causa».

«São deploráveis e inexplicáveis as palavras de índole racista dirigidas aos atletas Alan e Djamal no decorrer do referido jogo, tal como são incompreensíveis as ofensas à família do Alan», afirmam na nota.

Os atletas do Sporting de Braga afirmam ser «profissionais de honra imaculada, sem nunca terem vivido ou assistido a situação semelhante».

«Djamal tem orgulho nas suas raízes e na sua carreira e Alan partilha dos mesmos valores. Alan que apresenta, em Portugal, uma carreira profissional de 10 anos, cuja idoneidade poderá ser comprovada pela própria equipa técnica do Benfica», numa alusão ao facto de Jorge Jesus já ter treinado o jogador enquanto técnico da equipa bracarense, em 2008/09.

Na segunda-feira, Alan e Djamal acusaram o médio espanhol Javi Garcia de os ter insultado com comentários racistas durante o jogo de domingo (1-1).

Javi Garcia negou as acusações, garantindo ser «um jogador leal, incapaz de fazer aquilo», considerando mesmo as declarações «totalmente falsas» e estranhando que, «com acusações tão graves», o jogador em causa só se tenha lembrado delas na segunda-feira, depois de Alan não ter mencionado esse facto na zona mista no final do encontro.