A Liga portuguesa de futebol é território de estrangeiros, já que os jogadores não nacionais são responsáveis por 61 por cento do total de minutos jogados pelos 16 clubes até à 10.º jornada.

Dos 157.127 minutos jogados nos 80 encontros disputados no primeiro terço do campeonato, 95.835 correspondem a estrangeiros e apenas 61.292 a portugueses.

Na hora da escolha, a maioria dos treinadores das equipas nacionais preterem os representantes lusos em função de atletas vindos de outros países.

Dos 354 jogadores utilizados na Liga Portuguesa de Futebol até à 10.ª ronda, apenas 137 são portugueses e 217 são estrangeiros.
Analisando o saldo dos 16 elementos da Liga Portuguesa de futebol, apenas seis equipas têm um balanço positivo quanto a portugueses: Feirense, Beira-Mar, Vitória de Setúbal, Rio Ave, Paços de Ferreira e Académica.

Na transição da Liga de Honra para a principal, a equipa da Feira manteve-se fiel a si própria, com Quim Machado a preencher os 9.738 minutos de jogo maioritariamente com portugueses (6.766 minutos).

A tendência do último classificado da tabela fez escola também nos vizinhos regionais e nos pontuais. O Beira-Mar, de Rui Bento, é uma equipa com forte expressão nacional, com os portugueses a preencherem 6.536 dos 9.774 minutos que o "onze" auri-negro acumulou, muito por culpa dos totalistas Rui Rego e Hugo.

Lado a lado com o Feirense no campeonato, com os mesmos sete pontos, o Paços de Ferreira, agora comandado por Luís Miguel, confia quase tanto nos atletas lusos como nos com passaporte internacional, havendo praticamente um empate técnico entre os dois contingentes: os portugueses jogaram 5.201 minutos, os estrangeiros 4.519.

É essa a realidade também na Académica, de Pedro Emanuel, que tem no avançado totalista Éder um elemento fundamental nos seus 5.161 minutos nacionais, mais 436 do que os internacionais.

Com os favoritos ao título bem distantes do equilíbrio - o Sporting é o menos desequilibrado, com Domingos a recorrer a portugueses em 3.020 de 9.732 minutos -, o lote de equipas que preferem atletas nacionais fica completo com o Vitória de Setúbal e o Rio Ave.

Os setubalenses, nonos na tabela, com 11 pontos, completaram os seus 10 jogos com 6.203 minutos portugueses e 3.616 estrangeiros, enquanto os representantes de Vila do Conde conseguem o seu 14.º lugar com uma distribuição de 5.642 minutos para 4.159.

Estas seis equipas e a sua respetiva utilização de jogadores lusos são responsáveis por 58 por cento do total de minutos jogados por portugueses até ao final do primeiro terço do escalão principal do futebol nacional.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.