O Sporting e a seleção de futebol de Angola disputam na quinta-feira, em Luanda, a Taça Independência, jogo particular inserido nas comemorações do 36.º aniversário da proclamação da independência de Angola, mas que representa sobretudo um regresso 32 anos depois.

A última vez que uma delegação “leonina” esteve em Angola foi em 1979 e desta vez, além da componente desportiva, a estada insere-se ainda no esforço da direção do Sporting Clube de Portugal em reativar as ligações com Angola, berço de grandes jogadores que vestiram de leão ao peito, como Dinis e Jordão, entre outros.

Para este jogo, primeira etapa de uma dupla jornada de futebol organizada pela Federação Angolana de Futebol (FAF) - a segunda é a realização da final da Taça de Angola, no dia da independência, a 11 de novembro -, foram emitidos 47 mil bilhetes ao preço unitário de 500 kwanzas (cerca de 4 euros) e a previsão é de casa cheia.

Os dois jogos disputam-se no Estádio Nacional 11 de Novembro, com capacidade para 50 mil espetadores e construído de raiz para a CAN2010, disputada em Angola.

Neste regresso, que começou a ser organizado em junho passado, quando o presidente “leonino”, Godinho Lopes, visitou Angola, o programa da comitiva sportinguista inclui a deposição de uma coroa de flores no Monumento Herói Nacional, em homenagem ao primeiro chefe de Estado angolano, Agostinho Neto, e várias ações de solidariedade e promoção do clube.

No dia do jogo, a comitiva sportinguista fará duas ações de solidariedade com a entrega de equipamento e material desportivo.
Estas iniciativas fazem parte das contrapartidas que estão salvaguardadas no Protocolo da FAF com o Sporting, designadamente a criação de escolas de futebol SCP de captação/formação de jovens, remodelação da sede do Sporting Clube de Luanda.

Quanto às iniciativas previstas pelo protocolo a desenvolver em Portugal, o destaque vai para a formação de até 10 jovens atletas angolanos na Academia do Sporting em Alcochete e no Centro de Alto Rendimento Desportivo, em Rio Maior.

A formação de atletas profissionais e técnicos e a concessão à FAF de estágios para as seleções nacionais de futebol de Angola (sénior, sub-20 e sub-18), o centro de estágio em Alcochete ou em Rio Maior, está igualmente prevista no protocolo.

Trinta e dois anos depois de uma comitiva composta por 123 atletas, nas modalidades de futebol, basquetebol, hóquei em patins, andebol, voleibol e atletismo, ter passado 11 dias em Angola, uma delegação "leonina" está de regresso, numa iniciativa que passa pela participação em causas sociais para projetar o desporto e o nome do clube.

Desta vez, o pretexto é a disputa de um particular com a seleção de Angola, a preparar a participação dos “Palancas Negras” na CAN2012, que se disputa na Guiné Equatorial e no Gabão, entre 21 de janeiro e 12 de fevereiro de 2012.

O regresso da comitiva "leonina" a Portugal será feito imediatamente a seguir ao jogo, com a partida de Luanda ainda na noite de quinta-feira.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.