A tradicional dedicação dos adeptos do Vitória de Guimarães ao clube da “Cidade Berço” continua a suplantar a dos rivais minhotos do Sporting de Braga, mais bem sucedidos desportivamente, mas sem ultrapassarem o verdadeiro “quarto grande” do futebol português.

As informações disponibilizadas pela Liga Portuguesa de Futebol Profissional asseguram que o Estádio D. Afonso Henriques já recebeu 72.005 espetadores nos cinco jogos do campeonato principal ali realizados face aos 59.549 acolhidos pela “Pedreira” bracarense.

Os “guerreiros do Minho” parecem ter estagnado numa média de cerca de 12.000 espetadores por jogo em casa, mesmo com a presença na final da Liga Europa, na época anterior, e as constantes classificações entre os cinco primeiros do escalão principal nos últimos três anos, incluindo luta pelo título com Benfica em 2009/10.

Nos cinco primeiros encontros da Liga 2010/11, sem receber qualquer “grande” ou o rival regional, o Sporting de Braga tinha uma assistência média de 11.910, sensivelmente a mesma que se verificou nos primeiros cinco encontros caseiros da atual época (11.936), mesmo com a recente receção ao Benfica (18.688).

O Vitória de Guimarães, despromovido em 2006 e quinto classificado em 2010/11, três pontos atrás dos “arsenalistas”, teve como melhor prestação o terceiro posto na temporada de 2007/08.

Contudo, os sócios e adeptos vimaranenses, nomeadamente a numerosa claque “White Angels” (Anjos Brancos), nunca afrouxaram o apoio à equipa e até já invadiram treinos para exigir maior entrega a atletas e equipas técnicas.

Visitado por Benfica e Sporting nos primeiros cinco jogos em casa da época passada, o recinto vitoriano exibia uma média de 14.401 espetadores, subindo este ano para 16.050, embora tenha contado com receções ao rival, Sporting de Braga, além de visitas do FC Porto e do Sporting.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.